Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
Os hormônios produzidos pela adeno-hipófise são: hormônio tireotrófico (TSH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), somatotrofina (também chamada de hormônio do crescimento) e prolactina.
Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.
Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...
Por ser constituída de tipos diferentes de células endócrinas, a hipófise é dividida em duas partes: a adenoipófise (ou lobo anterior da hipófise) e neuroipófise (lobo posterior da hipófise). A adenoipófise sintetiza e secreta hormônios.
As glândulas endócrinas eliminam sua secreção diretamente na corrente sanguínea e, diferentemente das exócrinas, não possuem ducto glandular. O produto dessas glândulas é denominado de hormônio e o conjunto dessas glândulas forma o sistema endócrino.
As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas. A hipófise é uma glândula pequena localizada na base do encéfalo.
o que são - Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.