Muito se tem afirmado que, após a pandemia do Covid-19, o mundo irá mudar bastante. Alguns aspectos em que a sociedade pode influenciar nosso comportamento dizem respeito a expectativas profissionais, com relação a sucesso, status, estabilidade financeira, papéis de gênero, etc. ...
O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade: Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). ... A Administração de Recursos Humanos tem como objetivo oferecer para a organização uma visão sistêmica de seu pessoal.
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. ... Daí a importância em ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH: ações que engajem e estimulem o progresso delas e que, com isso, o retorno seja redobrado em afinco e disposição para alcançar resultados melhores.
Com as modificações no sistema produtivo, nas formas de gestão e no perfil do consumidor, as empresas perceberam que precisavam lidar de forma diferente com as suas equipes. A gestão de pessoas surge, nesse contexto, como um conjunto de estratégias para promover qualidade de vida e produtividade no empreendimento.
Origem do RH A área de Recursos Humanos é relativamente nova, pois surgiu no início do século 20. Na época, seu nome foi Relações Industriais devido à força do impacto da Revolução Industrial sobre as relações que envolviam empregador e empregado.
Idalberto Chiavenato é o pai do RH, uma influência para o setor de recursos humanos. Nascido em São Paulo, tornou-se uma personalidade reconhecida e bastante prestigiada em função da sua grande contribuição para a literatura.
Os 8 principais desafios do desenvolvimento do RH Estratégico
A função do RH é realizar o gerenciamento dos recursos humanos, ou seja, a conciliação entre os interesses dos funcionários e os da empresa. Por isso, esse profissional é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar processos de recrutamento e seleção para encontrar mão de obra qualificada no mercado.
O setor de RH é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos talentos. Esse procedimento pode ser realizado tanto internamente, abrindo as vagas para os colaboradores que já fazem parte da empresa, como externo, quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho.
O que esperar de um setor de RH inovador?
10 dicas para ser um gestor de recursos humanos de sucesso
O desafio será preparar bem os gestores, ajudar a construir uma cultura de colaboração, criar um ambiente de gestão através de informação e dados (big data), ajudar a organização a ter um propósito que tenha significado aos colaboradores para que eles queiram pertencer e capacitar as pessoas no uso de novas tecnologias ...
13 dicas de como melhorar o RH de uma empresa
Saiba como montar uma estrutura de recursos humanos na sua empresa
Como a área de Recursos Humanos pode contribuir para o crescimento das vendas da sua empresa?
Tenha políticas de desenvolvimento de pessoas; Ofereça plano de carreira; Ofereça um bom ambiente de trabalho; Desenvolva a comunicação interna.
Como melhorar a imagem da empresa na internet
7 dicas para fortalecer sua marca e aumentar suas vendas
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.
Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. ... Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.