Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.
A pecuária extensiva: Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.
A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas de pastagem. Assim, há a ocupação de grandes áreas no sistema que se aplica em latifúndios e em propriedades familiares. Normalmente, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva.
Sistema Semi-Intensivo É um sistema em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras de alta capacidade de suporte, com suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto e, em alguns casos, durante o ano todo.
Desvantagens da pecuária semi-intensiva Já como ponto negativo, esse sistema produtivo apresenta uma grande dependência de pastagens de qualidade nutricional. Depois de entender como funciona a pecuária semi-intensiva, você acha que é uma boa opção?
A Unidade Semi-Intensiva é destinada a pacientes que exigem cuidados intensos, geralmente em função de uma maior dependência, mas que não necessitam de monitoramento permanente.
O cultivo de peixes em tanques-rede é classificado como sendo do tipo intensivo, considerando o grau de tecnologia empregado, a alta densidade de peixes utilizada e o manejo alimentar, feito obrigatoriamente com ração balanceada e que atenda às necessidades nutricionais das espécies cultivadas.
A qualidade do solo é fundamental e os viveiros devem ser construí- dos em locais com pouca possibilidade de infiltração de água e com taludes resistentes. Procure solos com maior presença de argila e silte, que são as partí- culas mais finas do solo.