No corpo humano existem várias glândulas endócrinas, mas as principais são a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). Há uma região no encéfalo, denominada hipotálamo, que produz hormônios que controlam a hipófise.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo).
Composto por um grupo de tecidos especializados → glândulas. Possui a função de produzir e liberar substâncias denominadas hormônios. A liberação de hormônios ocorre na corrente sanguínea e em células vizinhas, também chamadas de células-alvo. O sistema endócrino pode atuar de forma específica ou em todo o corpo.
2) As glândulas endócrinas secretam hormônios (mensageiros químicos) na corrente sanguínea para serem transportados para vários órgãos e tecidos do corpo. ... 4) As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
Resposta. Sistema nervoso - recebe informações dos vários órgãos dos sentidos através de nervos. Estes enviam informações para os músculos, glândulas e coração. Sistema endócrino - é um controlador químico das funções orgânicas, lança na corrente sanguínea hormônios que são transportados aos locais de ação.
Resposta:São mudanças corporais em diversos locais além do sistema genital que ocorre na puberdade. O sistema endócrino é responsável por liberar os hormônios que farão essas mudanças acontecerem.
As principais são hipófise, tireoide, suprarrenais, pâncreas, ovários e testículos. Elas secretam os hormônios, que são transportados pelo sangue para todo o corpo, sob o comando do sistema nervoso, e atuam em células específicas.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. ... O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
A puberdade desencadeia-se a partir de um complexo mecanismo neuro-hormonal que tem como "maestro" o hipotálamo, uma estrutura nervosa localizada na base do cérebro que constitui uma autêntica ponte entre o sistema nervoso central e o sistema endócrino: por um lado, mantém inúmeras ligações com o encéfalo e alberga os ...
Para garantir a homeostase, o nosso organismo conta com alguns recursos: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso informa que algo de errado está acontecendo no interior do corpo e produz uma resposta a determinado estímulo. O sistema endócrino, por sua vez, secreta mensageiros químicos.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores.
Podemos resumir a homeostase como um mecanismo de regulação do corpo, alguns exemplos são: A composição estável do sangue é o que torna possível a manutenção da invariabilidade do líquido extracelular. Enquanto que a composição constante desse líquido protege cada célula das mudanças que ocorrem no meio externo.
O sistema fisiológico é o conjunto de órgãos que exercem funções vitais do organismo. O sistema fisiológico pode ser divido/classificado em respiratório, cardiovascular, sensorial, nervoso, endócrino, urinário, muscular, imunológico, excretor, reprodutor, tegumentar, sensorial e esquelético.
A fisiologia vegetal é o ramo da Botânica que estuda o metabolismo, o desenvolvimento, a reprodução e outros aspectos da vida dos vegetais.
Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração. Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano. ... Leia também o texto Corpo humano para aprender mais sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas que formam o nosso organismo.