A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres.
Resposta. A latitude e longitude são muito utilizadas no Brasil como em todos os outros países, elas são extremamente dependentes uma da outra para localização de uma cidade ou para saber a distância entre duas localidades. ... Dessa forma, a cada faixa de 15° de longitude, temos a variação de fusos.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. ... A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
Ver as coordenadas de um lugar No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Selecione a latitude e a longitude para copiar automaticamente as coordenadas.
Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador. Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.
Como calcular as coordenadas de uma poligonal
DDºMM'SS“X, onde:
As coordenadas de Goiânia em graus, minutos e segundos são calculas pela longitude e latitude, então separadamente deve se calcular cada um para obter o resultado final. A Latitude de Goiânia é 16º 40' 12". A longitude de Goiânia será 49º 15' 0".
Como transformar graus em minutos e em segundos e vice-versa?
No caso dos ângulos é a mesma coisa: quando os minutos chegarem a 60 ou mais, você adiciona "1" na casa dos graus. Como o resultado excedeu os 60', ficam 12' na casa dos minutos e vão 60' para a casa dos graus. 60' = 1º, então, você leva 1º para a casa dos minutos. Sobram 13' e vai 1º.
Quando dividimos um grau (unidade de medida de ângulos) em 60 partes iguais, cada uma dessas partes é chamada de minuto. Quando dividimos um minuto em 60 partes iguais, cada uma dessas partes é chamada de segundo. Dessa maneira, um minuto é igual a 60 segundos e um grau é igual a 60 minutos.
Dado os ângulos de 6º 25' 36” e 4º 40' 30”, a soma entre eles é: O resultado da soma é 10º 65' 66”, porém podemos apresentar o resultado de uma outra forma. Acompanhe a demonstração: No ângulo de medida 10º 65' 66”, temos que 65' = 60' + 5' = 1º + 5' e 66” = 60” + 6” = 1' + 6”.
Em polinômios de duas ou mais variáveis, o grau de um termo é a soma dos expoentes das variáveis nesse termo; o grau do polinômio, novamente, é o maior grau. Por exemplo,o polinômio x²y² + 3x³ + 4y tem grau 4, o mesmo grau que o termo x²y².
Para encontrar o grau de um polinômio devemos somar os expoentes das letras que compõem cada termo. A maior soma será o grau do polinômio. O expoente do primeiro termo é 3 e do segundo termo é 1. Como o maior é 3, o grau do polinômio é 3.
Uma função polinomial ou simplesmente polinômio, é toda função definida pela relação P(x)=anxn + an-1. xn-1 + an-2.
O grau de um termo de uma variável em um polinômio é o expoente dessa variável nesse termo. Por exemplo, em 2x³ + 4x² + x + 7, o termo de maior grau é 2x³; esse termo, e portanto todo o polinômio, é dito ser de grau 3.
Passo 1 - Determinar o grau do polinômio quociente Q (x); Passo 2 - Tomar o maior grau possível para o resto da divisão R (X) (Lembre-se: R (x) = 0 ou R < D); Passo 3 - Escrever os polinômios Q e R com coeficientes literais, de forma que P (x) = D (x) · Q (x) + R (x).
A(x) é o dividendo; B(x) é o divisor; Q(x) é o quociente; R(x) é o resto da divisão.
Nessa definição formal da divisão: D é o dividendo, d é o divisor, q é o quociente e r é o resto. Note que, para realizar contas de dividir, é preciso encontrar o resultado por meio da multiplicação.
Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.
A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.
Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.