Aqueles voltados para a face norte terão iluminação garantida, praticamente o dia todo e no ano inteiro. No hemisfério sul do planeta, o norte recebe maior incidência de raios solares se comparado ao leste, oeste e sul. Por isso os apartamentos que apontam para essa direção são mais valorizados.
O ideal é os quartos estarem posicionados na face leste. Isso contribuirá tanto para que recebam o agradável sol da manhã, como evitará o superaquecimento à tarde. Já para a orientação oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos e garagem.
O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.
A ventilação é o principal diferencial quando você se pergunta qual é o melhor andar para comprar um apartamento e opta pelos andares mais altos. Os apartamentos de cima costumam ser mais arejados, o que ajuda a ter um ambiente mais saudável, ventilado e mais fácil para secar roupas.
Desvantagens do apartamento no primeiro andar “Esses apartamentos ficam próximos às ruas e, consequentemente, aos ruídos, além de ser muito comum problemas de infiltração e iluminação em andares inferiores. Chegam a ser 20% mais baratos que os andares superiores“, explica o arquiteto Marcelo Rosset.
O 1.º piso (ou piso 1) é equivalente ao rés-do-chão, o 2.º piso equivalente ao 1.º andar, e assim por diante. Esta diferença na contagem tem por base o caminhar(/andar) exigido para que se chegue ao próximo patamar (no caso dos andares), e o piso significa o primeiro patamar que se pisa ao entrar num edifício.
Normalmente o número do apartamento possuí o andar, exemplo: apto 112 está no 11º andar, apartamento 52 está no 5º andar, apartamento 272 está no 27º andar.
Os apartamentos são contados em dezenas,ou seja, em 10 em 10 e o maior numero e 66. Então são 6 andares, o primeiro com 4 apartamento e os demais 5 com 6 apartamentos.
De fato, medições acústicas comprovam que o nível de ruído é menor quanto mais alto o andar. O próprio barulho do trânsito chega mais difuso nos pavimentos posicionados a partir do 20º andar – dependendo, obviamente, da localização do edifício.
De acordo com os especialistas, o principal motivo para um apartamento no andar mais alto ser valorizado está na vista que ele proporciona. Contudo, um novo tipo de apartamento tem feito com que o térreo seja o andar mais valorizado.
Como escolher o andar do apartamento?
Espaços integrados, cores neutras, iluminação adequada e boa apresentação também estão entre as características que valorizam os imóveis. Entre os principais fatores que valorizam os imóveis está a localização.
A estrutura do imóvel é muito importante para a valorização. Contudo, o condomínio e o que ele oferece também pode ter um grande impacto no preço de uma residência. A quantidade de cômodos; o tamanho deles; a necessidade de reforma e o acabamento do imóvel interferem diretamente no valor de venda e locação.