O Expressionismo foi um movimento estético embalado pela arte moderna do início do século XX e teve expoentes nas artes visuais, no cinema, no teatro, na literatura, na música, na dança, na arquitetura e na fotografia.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. ... Nessa fase, a intenção do artista era expor em suas obras a recriação do mundo e não o consumo da mesma maneira como era visto.
O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.
Entre as principais características de seu cinema, que ditam as regras desta escola, estão: maneira exagerada na representação dos atores, mundo idílico e sombrio da alma que se estende aos cenários e o duelo entre as trevas e a luz, representado pelo contraste e a fotografia recortada.
As causas políticas e sociais estão nas bases desse movimentos, já que o Expressionismo foi uma reação à falência econômica da Alemanha com a Primeira Guerra Mundial. Os filmes expressionistas tiveram sua origem em solo alemão, em um momento histórico no qual o país se encontrava em relativo isolamento.
Edvard Munch
Assim como na arte plástica, o cinema expressionista usava da deformação da imagem visual e de cores vívidas e iluminadas. Além disso, buscava a sensibilidade, o que levou as obras a retratarem os sentimentos humanos, tais como a angústia e a solidão.
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos, o sentimento do artista. Utilizando cores irreais, dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Há predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Resposta: O Expressionismo é uma vanguarda artística europeia do século XX. Suas principais características são: uma visão trágica do ser humano; exagero e distorção dos temas, pessimismo; a arte visava refletir as angustias; deformidade do mundo real; Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo.
Podem-se destacar as seguintes características da pintura do movimento expressionismo: