Pelos (pré-AO 1990: pêlos) são apêndices queratinizados filiformes e coniformes da pele dos mamíferos que possuem diversas funções, entre as principais estão a termorregulação, a camuflagem e a comunicação.
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
Os pelos não crescem continuamente. Há uma alternância de fases de crescimento e repouso que dura um período variável de dois a sete anos. A atividade de crescimento cíclico de cada folículo piloso nos humanos é individual.
Apesar de o excesso de pelos ser embaraçoso para algumas pessoas, ele não é perigoso. Ele é decorrente de um desequilíbrio hormonal, que além do excesso de pelos pode causar outros sintomas desconfortáveis. As mulheres com excesso de pelos podem ter fios escuros e grossos nascendo no rosto, tórax, abdômen e costas.
Na verdade, todos nós, homens ou mulheres, temos pelos ao longo de todo o corpo. Porém, nos meninos, quando chega a puberdade e o nível dos chamados hormônios androgênios – e a famosa testosterona está inclusa aqui – começam a aumentar, os pelos se tornam mais grossos, escuros e, consequentemente, mais visíveis.
A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo. Porém, o excesso de pelos no corpo feminino pode ser o indicativo de alguma doença ou um problema com a saúde.
Barriga. “Recomendo depilar apenas a área próxima ao umbigo, que tem os pelos mais grossos e escuros. No restante, o melhor é descolorir”, diz Marina. Por abrir os poros, a cera quente é a mais indicada.
Antes da puberdade, a região do abdômen nos homens e nas mulheres é coberta com uma fina camada de pelo. Em resposta aos crescentes níveis de androgénios (principalmente testosterona), durante e após a puberdade, no abdômen começam-se a produzir pelos mais fortes, longos e pigmentados.
Além dos remédios, pode ser recomendado também a realização de procedimentos estéticos para eliminar o excesso de pelos, podendo ser indicado o uso de cremes depilatórios ou realização de procedimentos mais definitivos e que diminuem a quantidade de pelos ao longo das sessões como eletrólise, tratamento com luz pulsada ...
Agora, a bola da vez é o chamado “caminho da felicidade”, aquele rastro de pelo entre o umbigo e os pelos pubianos. Quem fez a chamada para a “tendência” da temporada foi a jornalista Eve Peyser, da “NY Magazine”.
Existem diversos métodos de depilação disponíveis para eliminar os pelos da região: lâmina, creme depilatório, laser e cera são os mais comuns.
O que você vai precisar:
A depilação pode ser feita até o nono mês de gestação, porém é preciso cuidados para que não haja lesões. Isso porque, além da possibilidade de infecções, elas podem causar marcas permanentes na pele. “Sempre que acontece alguma inflamação ou machucado na gravidez, há risco de aparecer mancha”, diz.
Para muitas mulheres, os pelos crescem mais rápido durante a gravidez, imagina-se que por causa do aumento dos hormônios andrógenos (masculinos). Isso é normal na gestação, embora desagradável.
A linha nigra é uma linha escura que pode aparecer na barriga de mulheres grávidas devido ao aumento do abdômen, para acomodar melhor o bebê o o útero aumentado, e às alterações hormonais típicas da gravidez.