Esse é um exame bastante empregado na identificação de possíveis anormalidades durante movimentos de respiração, o que pode revelar quadros de asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fibrose pulmonar, entre outros.
A manobra é passiva e realizada em decúbito dorsal, uma mão do fisioterapeuta fica na região abdominal e outra mão na região torácica, faz-se uma pressão simétrica toracoabdominal lenta no final de uma expiração espontânea até o volume residual (VR), promovendo, assim uma melhor desinsuflação pulmonar.
Outras opções para ajudar a aliviar a tosse do bebê podem ser:
Assim, quando a tosse estiver mais controlada, ofereça água na temperatura ambiente, para hidratar as cordas vocais e diluir as secreções, aliviando o sintoma. Outra dica, muito comum entre os responsáveis, é fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador, para limpar as vias aéreas.
Muitos pais acreditam que a tosse em crianças sempre indica um problema de saúde grave. Mas não se assuste! Entendemos essa preocupação, pois a saúde dos pequenos é muito frágil em comparação à dos adultos. Eles pegam mais infecções todos os anos e a impulsividade os deixa mais vulneráveis a acidentes.
Trata-se de uma doença autolimitada, que dura de cinco a sete dias independentemente do uso de remédios. Se a criança tem períodos de tosse intensa e febre, mas na maior parte do tempo fica bem, sorri, brinca e não deixa de beber líquidos, então ela provavelmente tem um resfriado comum.
Bebês de até 1 ano que apresentarem dificuldade de respirar, catarro verde, tosse persistente ou cansaço, devem passar por um serviço de emergência, para avaliação clínica ou mesmo no pediatra assistente. ” Informa a pediatra.
Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Bisolvon Xarope Expectorante Pediátrico 120ml trata a tosse por via oral ou inalatória. É indicado para tratamento de doenças broncopulmonares (dos brônquios e dos pulmões) ajudando a dissolver o catarro e facilitando a expectoração (eliminação do catarro).
Xaropes para tosse com catarro
Os xaropes expectorantes para criança só devem ser utilizados se recomendados pelo médico, especialmente em bebês e em crianças com menos de 2 anos de idade....Alguns dos expectorantes de farmácia que o médico pode receitar são:
Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir para tentar eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.
Melhores chás para tosse. Um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse com catarro é o chá de canela em pau, cuja ação é potenciada quando usado em conjunto com o cravo-da-índia, limão e mel, ajudando a eliminar as secreções.
Chá de gengibre O gengibre é uma raiz que possui constituintes, como o gingerol ou shogaol, com potente ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a reduzir bastante qualquer tipo de dor, especialmente a dor muscular e o mal-estar geral de quadros como gripe, resfriado ou pneumonia, por exemplo.