Integra a Lei Orçamentária Anual, e abrange todas as entidades, fundos e fundações de administração direta e indireta, instituídos e mantidos pelo Poder público, vinculados à Seguridade Social.
A “universalidade da cobertura e do atendimento” diz que todos devem ser alcançados e resguardados quando for necessário. A “uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais” fala que, independente do local de residência, todos devem ter os mesmo direitos e acesso igual.
A Seguridade Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes, EXCETO: a) universalidade da cobertura e do atendimento. b) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. c) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
A relação de custeio da seguridade social é definida como vínculo jurídico obrigacional público, em que o sujeito ativo (Estado) é credor do sujeito passivo (responsável ou contribuinte), que deverá promover o recolhimento de contribuição destinada ao custeio da seguridade social, acrescida de eventuais consectários ...
Na verdade, a Seguridade Social não será financiada, mas haverá seu custeio. Não se trata de financiamento, como se fosse um empréstimo bancário , em que haveria necessidade de devolver o valor com juros e correção monetária. Trata-se de custeio, o que é feito por meio de contribuição social.
Quanto à seguridade social é correto afirmar: É um conjunto integrado de ações que visa agregar os sistemas de saúde, previdência e assistência social através do sistema único de saúde. ... O sistema de saúde deve definir diretrizes com a participação da comunidade.
Sobre o Sistema de Seguridade Social no Brasil, é correto afirmar: (A) É um sistema de gestão bipartite entre governo e sociedade nas políticas de Previdência, Assistência e Saúde. ... (E) O benefício ou serviço da seguridade social pode ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio.
Como o direito à proteção da seguridade social, no Brasil, é garantido apenas aos segurados de um dos regimes previdenciários previstos em lei, o indivíduo que não contribui para nenhum desses regimes não faz jus à referida proteção.