EQST

O Que O Interesse Social?

O que é o interesse social?

Interesse social - é uma hipótese de transferência da propriedade que visa melhorar a vida em sociedade, na busca da redução das desigualdades. ... Esse interesse social justificativo de desapropriação está indicado na norma própria (Lei 4.

O que são obras de interesse social?

Objeto cuja execução é atribuída ao convenente mediante disponibilização orçamentária e financeira do concedente para estruturação de serviços públicos de interesse local, a exemplo dos de transporte coletivo, saneamento básico, bem como obras de habitação de interesse social e de infraestrutura.

Como surgiu a habitação de interesse social?

Enquanto alguns autores consideram as vilas e cidades operárias, que surgiram século XIX com a Revolução Industrial, como precursoras da habitação social, outros consideram que seu surgimento ocorreu no período entre-guerras europeu, quando a demanda por habitação era alta e o modernismo estava se consolidando como ...

Como funciona o his?

Em São Paulo, por exemplo, Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Moradia Popular (HMP) garantem benefícios, condições e faixas diferenciadas. São elas: HIS 1 – Famílias com renda bruta familiar de até R$ 2.

Como surgiu a habitação de interesse social no Brasil?

Entre década de 1930 e 1964, o Estado brasileiro entrou de fato na produção de habitação social. Na Era Vargas, em meio ao desenvolvimentismo e à criação das leis trabalhistas, o poder público passou a investir diretamente na habitação social, como uma das frentes da promoção de um Estado de bem-estar.

Quem construiu as primeiras moradias no Brasil?

As primeiras expressões significativas de edificações modernas no Brasil foram executadas em casas destinadas à classe média, como o conjunto de operários da Gamboa de 1932, no Rio de Janeiro, dos arquitetos Gregori Warchavchik e Lúcio Costa.

Qual a principal origem do problema habitacional no Brasil?

O processo de urbanização no Brasil está diretamente ligado à especulação imobiliária, principal responsável pelo déficit habitacional (número de casas que faltam para atender aqueles que precisam).

Qual é esse processo e por que ele é visto como um problema habitacional?

A questão da habitação se torna um problema atrelado ao processo de urbanização acelerado das cidades, que não estavam preparadas para atender um numero tão grande de novos moradores, resultando na expansão desordenada das cidades e afetando sobretudo, a classe trabalhadora, que devido a insuficiência de recursos, ...

É dever do Estado garantir moradia?

A lei que foi incorporada à Constituição é clara: é dever do Estado garantir esse direito. Mas antes mesmo de o direito à moradia ser incorporado a ela, seu artigo 23 já considerava a garantia à moradia como um dever da União, dos estados e dos municípios.

Qual o papel do assistente social na política de habitação?

A relação do serviço social na área habitacional é de amenizar a desigualdade social por meio do planejamento, execução e acompanhamento de programas e projetos habitacionais.

O que causa o déficit habitacional?

O déficit habitacional é causado pela falta de políticas públicas e por transformações sociais, como o êxodo rural e a mudança do perfil das famílias. Durante o período da ditadura, de 1964 a 1986, vigorou o BNH (Banco Nacional de Habitação), que era responsável pela construção de casas populares.

O que é déficit habitacional brasileiro?

O termo déficit habitacional é utilizado para se referir a um determinado número de famílias que vivem em condições de moradia precárias em uma região – seja um bairro, uma cidade, estado ou um país, ou que não possuem qualquer moradia.

Qual é o déficit habitacional brasileiro atualmente?

O Brasil registrou em 2019 um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias, apontam dados apresentados nesta quinta-feira (4) pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel.

O que pode ser feito para diminuir o déficit habitacional no Brasil?

Resposta. Resposta: organizar a população que tinha dificuldade de habitar em condições adequadas orientando essas pessoas a reivindicar a criação de politicas publicas habitacionais e a engajar-se em medidas emergenciais, como a ocupação de imóveis urbanos inutilizados.

Qual Ministério cuida da habitação?

Secretaria Nacional de Habitação

Quantas pessoas estão sem casa no Brasil?

Mais de 6,35 milhões de famílias no Brasil não têm uma casa para morar. Isso se traduz em mais de 30 milhões de pessoas sem um teto para viver e abrigar suas famílias. 87% dessas famílias vivem em áreas urbanas.

Como é a moradia no Brasil?

As moradias precárias, como as favelas, são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Para o crescimento de qualquer cidade se faz necessária a expansão de todo serviço público, como distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, pavimentação, entre outros.

Como são as moradias nas favelas?

Favela, bairro de lata, musseque ou caniço é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria. ... As residências desse tipo de assentamento urbano variam de barracos mal construídos até edifícios deteriorados.

Como você consegue perceber a questão da moradia no Brasil?

Resposta. As moradias precárias, como as favelas, são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. As áreas urbanas onde vivem as famílias pobres, geralmente, são desprovidas de escolas, postos de saúde, policiamento e demais infraestruturas.

Como são as moradias irregulares?

De acordo com o IBGE, os chamados correspondem a domicílios caracterizados por um padrão urbanístico irregular, com carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas que apresentam restrições à ocupação. ...

Quais as consequências das construções em lugares irregulares?

Além disso, prejudica o meio ambiente, através do desmatamento para a construção das moradias e também da poluição dos mananciais, uma vez que essas moradias não contam com infra-estrutura adequada de saneamento básico.

O que uma moradia adequada deve ter?

Habitabilidade: A moradia adequada tem que apresentar boas condições de proteção contra frio, calor, chuva, vento, umidade e, também, contra ameaças de incêndio, desmoronamento, inundação e qualquer outro fator que ponha em risco a saúde e a vida das pessoas.

Porque a moradia é importante para as pessoas?

A moradia é importante para que possamos ter proteção das intempéries climáticas como chuva, vento e variações de temperatura. Além disso, nos dias de hoje, a moradia tem importância em termos de saneamento básico.

O que caracteriza uma moradia?

Casa (do latim casa), residência (do latim domum), ou moradia é, no seu sentido mais comum, um conjunto de paredes, cômodos e teto construídos pelo ser humano com a finalidade de constituir um espaço de habitação para um indivíduo ou conjunto de indivíduos para que estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores ( ...

Porque o direito à moradia é importante?

Em especial o direito à moradia, pois ao lado da alimentação, a habitação figura no rol das necessidades mais básicas do ser humano e, é também, um direito fundamental desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tornando-se um direito humano universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo ...