O exame de paratormônio PTH intacto ou apenas o teste de PTH é um exame médico que busca analisar os níveis de hormônio da paratireóide circulando na corrente sanguínea do paciente. Este exame não necessita de agendamento.
6.
O paratormônio é produzido em resposta às baixas concentrações de cálcio no sangue. Ele atua a nível dos ossos, rins e intestino com o objetivo de aumentar a disponibilidade de cálcio no sangue e evitar a hipocalcemia. Além disso, o PTH é responsável por aumentar a absorção de vitamina D pelo intestino.
O paratormônio (PTH) é um hormônio produzido pela glândula paratireoide e tem a função de regular as concentrações de cálcio e fosfato na corrente sanguínea, secundariamente ele também possui atuação nos rins auxiliando na formação de vitamina D.
Níveis extremamente baixos de cálcio podem causar um formigamento (geralmente dos lábios, língua, dedos e pés), dores musculares, espasmos musculares na garganta (causando dificuldade para respirar), rigidez e espasmos musculares (tetania), convulsões e ritmos cardíacos anormais.
Porém, às vezes, a hipomagnesemia surge porque os rins ou intestino excretam magnésio em excesso. A hipomagnesemia pode também ser causada por: Consumo de grandes quantidades de álcool (comum), o que reduz o consumo de alimentos (e, portanto, de magnésio) e aumenta a excreção de magnésio.