Determinismo social: Seria algo como a aplicação do determinismo geográfico nos meios sociais capitalistas das sociedades urbanizadas industriais. Nessa vertente, acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações.
O Determinismo Social normalmente é utilizado no senso comum das pessoas, como exemplifica o ditado "filho de peixe, peixinho é"; ou seja, quem nasce em uma região pobre, por via de regra continuaria pobre. Aquele que veio de um lar violento, logo tornaria-se um indivíduo violento.
Determinismo é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade. Interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois, ou até mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações.
Determinismo absoluto é uma forma de determinismo onde tudo seria necessário e inevitável devido a uma causa única inicial, embora possam existir diversos processos causais até os efeitos atuais, e tudo o que experimentamos hoje seria consequência desta causa única inicial.
livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc. ... Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
O libertarismo é uma vertente na filosofia que defende o desenvolvimento e liberdade de pensamento individual. A filosofia surge da necessidade de despertar o lado racional humano, com isso, pode - se refletir, argumentar e pensar de maneira lógica e racional a cerca das coisas.
Os principais autores do determinismo foram:
Entretanto, em termos da origem das ideias, pode-se considerar que os primeiros filósofos materialistas, são alguns filósofos pré-socráticos: Demócrito, Leucipo, Epicuro, Lucrécio, os estoicos, que se opunham na questão da continuidade da matéria.
Apesar disso, no que se refere à concepção primeira da ideia de materialismo, considera-se os estoicos, Lucrécio, Epicuro, Leucipo e Demócrito como os primeiros filósofos materialistas. ... No que se refere às artes, o materialismo é um tendência que indica a representação sensual e realista das coisas.