O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.
Para desacelerar o envelhecimento, comece a cuidar dos seus telômeros
Aprenda 15 maneiras eficazes de desacelerar o envelhecimento
Os Telômeros são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos. ... Com a função de proteger e separar os cromossomos, os telômeros são semelhantes à capa plástica de cadarços de sapato, que impedem que o cadarço desfie, estrague e perca sua função.
A telomerase é uma enzima com uma característica única : possui no seu interior uma fita de RNA, que serve de molde para a extensão dos telômeros. De certo modo essa enzima faz uma "transcrição reversa" pois a partir do molde de RNA constrói um novo segmento de DNA na extremidade do cromossomo.
Uma das formas de ativar a enzima é o uso de substâncias à base de plantas medicinais, que ativam o gene hTERT, que, por sua vez, ativa a telomerase.
A telomerase é uma enzima que tem como função adicionar sequências específicas e repetitivas de DNA à extremidade 3′ dos cromossomos, onde se encontra o telômero. Esta enzima é uma transcriptase reversa, tendo na sua estrutura um modelo em RNA que utiliza para sintetizar o DNA telomérico, em organismos eucariotos.
Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak pesquisaram os telômeros e descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos do envelhecimento - pode fazer com que eles regenerem os telômeros e, assim, prolongar a vida deles.
A senescência replicativa e o envelhecimento em células humanas estão associados à ausência de atividade da enzima telomerase sobre o telômero. Ao mesmo tempo, a presença de telomerase se faz comum na maioria das células cancerígenas humanas.
A principal função da telomerase é repor os telômeros nas extremidades cromossômicas, adicionando nucleotídeos aos telômeros, reajustando continuamente o relógio celular. ... Cada célula sabe como produzir a telomerase, o segredo está em sinalizar a célula para ativar ainda mais sua produção e consequentemente sua função.
Em humanos – Essa diferença no tamanho dos telômeros entre indivíduos da mesma idade acontece porque essas estruturas são atacadas pela oxidação, e o número dessas reações químicas varia conforme a história de vida de cada um.
Mutações somáticas e reparos no DNA O envelhecimento seria causado pelo acúmulo de mutações, após longa exposição aos níveis de radiação natural e de outros agentes ambientais.
No momento que ocorre a sinalização para a morte celular, o telômero perde a sua função de proteção e ele entra em crise, ou seja, ocorre a fusão dos cromossomos e a célula morre. A elevada atividade da telomerase possibilita a célula uma maior capacidade de proliferação e essas passam a se dividir indefinidamente.
Sua principal função é proteger a estrutura do cromossomo. Os telômeros contêm sequências de DNA que, em células sadias, encurtam-se a cada processo normal de divisão celular. Sem telômeros, o encurtamento não ocorre, afetando as funções celulares.
interfase
interfase
Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.
Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica. ... Essencial na síntese de proteínas, a molécula de RNA é um ácido nucleico transcrito a partir de uma molécula de DNA (processo de transcrição gênica).