A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
De um modo geral, o neoliberalismo agrava a má distribuição de renda, causando efeitos perversos e negativos no cenário social brasileiro. Ou seja, há um aumento ainda mais acentuado da pobreza, desencadeando anda mais violência, discriminação e desigualdade.
Consequências do neoliberalismo Economia instável; Salários baixos; Fluxo de capital invertido; Dependência do capital internacional (principalmente nos países mais pobres e menos desenvolvidos);
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas. ...
Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação.
Globalismo refere-se a vários sistemas com alcance além do mero internacional. O termo é usado por detratores da globalização, como movimentos populistas de direita. Embora principalmente associado a sistemas mundiais, outros fenômenos com alcance global também foram descritos como "globalistas".
No entanto existem diferenças entre estes dois termos. A globalização é um termo que é usado para referir um processo de assimilação das políticas que são aceites universalmente em todo o mundo. A internacionalização refere-se a comercialização de produtos e serviços de um país para mercados externos.
Resumo: A mundialização é um termo que está na moda. Sua origem se encontra na literatura consagrada às firmas multinacionais. Este artigo mostra a diversidade do conceito segundo as disciplinas (economia, geografia, história, sociologia, comunicação, filosofia) e analisa os pontos de vista econômicos.
A globalização ou a mundialização é o fenómeno que tende a aumentar a integração das economias e que afecta os mercados, as operações financeiras e os processos produtivos. ... A primeira constata que a economia mundial é hoje dominada pelos Estados Unidos, Japão e União Europeia.
O que dizem então os geógrafos da mundialização? “Emergência do Mundo como espaço, processos pelos quais a extensão planetária torna-se um espaço.” (Lévy e Lussault, 2003, «Mundialização»).
O processo denominado mundialização do capital pode ser definido como uma reestruturação do capitalismo em novas bases econômicas, Omo meio de recuperar as taxas de acumulação das décadas anteriores.
Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
O início da Globalização pode ser datado a partir de meados do século XV, atingindo até a primeira metade do século XIX. ... A primeira fase da Globalização, com base nessa periodização, seria a mais longa, entre a metade do século XV até meados do século XIX.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980. ...
A Primeira Fase da Globalização (século XV ao XIX) Podemos dizer que o início da globalização ocorreu com a expansão marítima europeia, responsável por uma transformação gradativa da estrutura social da época.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”.
As redes de fluxo podem ser usadas para modelar redes de transporte, como por exemplo: o tráfego no sistema viário, a circulação de bens, fluídos em tubos, ou correntes em circuitos elétricos.