A Nutrição Oncológica é uma especialidade fundamental para quem está passando pelo tratamento do câncer. Este profissional atua em duas frentes: preparando o paciente para o início da terapia e para reverter ou amenizar seus efeitos colaterais.
O nutricionista oncológico é um profissional qualificado para ajudar a minimizar o impacto recebido pelo seu organismo com a doença e com o tratamento.
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer.
Dicas para alimentação balanceada
Para ajudar o seu corpo, existem diversos alimentos que fortalecem o sistema imunológico durante o tratamento de câncer....Conheça alguns!
As pessoas que apresentam queda de plaquetas durante o tratamento quimioterápico podem ter necessidade de uma diminuição da dose ou um intervalo maior entre os ciclos de quimioterapia. Devido ao risco de sangramento, a cirurgia é geralmente retardada até que a contagem de plaquetas esteja num nível normal.
Quando isso ocorre, há queda na produção de elementos do sangue, diminuindo os níveis de glóbulos brancos (soldados da linha de frente do nosso organismo na defesa contra infecções). O paciente adoece entre três e sete dias após o ciclo da químio.
7 dicas para aliviar os efeitos da quimioterapia
Após uma cirurgia, é comum haver dor e incômodo no local que foi manipulado, por isso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor e o inchaço local, como dipirona, paracetamol, tramadol, codeína, ibuprofeno ou celecoxibe, o que vai depender da ...
Colocar gelo para diminuir a dor e o inchaço Para isso, é indicado que o gelo seja envolvido em saco plástico e folhas de guardanapo antes de ser colocado na cicatriz e que seja deixado no local cerca de 15 minutos, de 4 em 4 horas para alívio da dor e do desconforto.
A dor neuropática pós-operatória (DNPO) é uma dor crónica que surge após uma cirurgia. Embora a maioria dos doentes sinta alguma dor após uma cirurgia, o que é normal, essa dor deve ser de curta duração (dor pós-operatória aguda).
Geralmente, a mulher não sente dor na hora da episiotomia porque está anestesiada, mas é normal sentir dor e desconforto ao redor da episiotomia nas primeiras 2 a 3 semanas depois do parto. Entenda quando a episiotomia é necessária e quais os riscos.
Dessa forma, a dor pós-operatória é um quadro esperado. Segundo Biancon (2004), as dores podem ser intensas, com duração de 3 dias. Logo, o alívio da dor é um dos objetivos pós-operatórios. A necessidade é ainda mais evidente porque muitos pacientes que são submetidos a cirurgias trazem histórico prévio de dor.
Por isso, é recomendado que o paciente evite falar muito após qualquer procedimento cirúrgico. Alterações hormonais, como queda de cabelo, surgimento de acnes, ressecamento da pele e mudanças no ciclo menstrual, também podem acontecer.
O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia