A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (L significa Level, em inglês). Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador. Quanto mais próxima ela estiver da unidade de execução do processador, menor será o seu número.
A memória cache L2 é programada para salvar dados e informações. Já a memória cache L3 é uma memória de maior tamanho para salvar conteúdos “genéricos”, que supostamente podem ser requisitados por quaisquer núcleos para dar continuidade às tarefas.
Para Ativar o cache L3 no Windows:
Primeiramente, vá nas “Configurações” e depois no campo “Privacidade e Segurança” selecione “Limpar dados de navegação”. Por fim, selecione a opção “Imagens e Arquivos armazenados no cache” e clique em “Limpar Dados”.
No Windows, em Propriedades do sistema: Clique com o botão direito em Meu computador, selecione Propriedades, depois clique na guia Geral. O tipo de processador e a velocidade serão exibidos na janela Propriedades do sistema.
Para identificar qual geração um processador Intel pertence, basta olhar o número de seu modelo. Por exemplo, o processador i5-6200U pertence à 6ª geração, enquanto o i5-5200U pertence à quinta. O primeiro número após o modelo é o que traz esse indicativo.
7ª Geração
sétima geração
O Core i5 8400 é um ótimo processador intermediário Para quem pode investir um pouco mais, um dos melhores processadores Intel no momento é o Core i5 8400.
É o caso do Core i5 9400F, hexa-core sem Hyper Threading que tem performance intermediária, mas suficiente para jogos em geral.
Como saber quais são os melhores processadores?
Ranking dos 10 Processadores mais Vendidos de 2019
De maneira geral, a conclusão é a seguinte: computadores voltados para trabalho com tarefas pesadas, como renderização em 3D ou edição de vídeos em resolução 4K, se darão melhor com um processador top de linha da AMD do que com um da Intel do mesmo preço.
Melhor processador para PC em 2021; veja top 11
Os 5 Melhores Multiprocessadores de Alimentos de 2021
Por exemplo: se você quer usá-lo para cortar ou picar alimentos duros, como vegetais crus ou queijos, quanto mais potente, melhor. Para você ter uma ideia, os multiprocessadores que possuem cerca de 400 W são considerados como potência mediana. Já os que contam com mais de 750 W são de potência profissional.