Módulo e argumento de um número complexo O módulo de um número complexo, geometricamente, é a distância do ponto (a,b) que representa esse número no plano complexo até a origem, ou seja, o ponto (0,0).
O módulo de um número complexo z=x+iy é o número real não negativo |z|=√x2+y2.
Considere o número complexo z = a + bi e o ponto P que o representa. A distância de P até a origem é denominada módulo de z, e representada por . A medida do ângulo , formado por com o eixo das abscissas, medido no sentido anti-horário, é denominada argumento do complexo z. ...
sen Θ = √3/2. Como √3/2 é um arco notável (seno de 60°), o argumento do número complexo z = 1 - i√3 é 60° ou π\3 rad.
O arco formado entre o eixo horizontal positivo e o segmento OP, no sentido anti-horário, é chamado de argumento de z.
O argumento do número complexo z = –1 + i, é: π/4. 2π/3. 3π/4. 5π/6.
Um número complexo z escrito na Forma Algébrica z = x+iy, com x a Parte Real (e x é um número real) e com y a Parte Imaginária (e y também é um número real). Assim, nesse formato, tanto a Parte Real bem como a Parte Imaginária são números reais.
1) Qual é a forma algébrica do complexo abaixo: z = 4(cos2π/3 + i .
Todo número complexo tem a forma a+bi, onde a e b são números reais e a unidade imaginária i tem a propriedade i²=−1. Dado o número complexo z=a+bi, então a é a parte real de z, denotada por Re(z) e b é a parte imaginária de z, denotada por Im(z).
Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).
Resposta. Resposta: todo número real é também um número complexo, ou seja, o conjunto dos números reais é um subconjunto dos números complexos.