A barreira de proteção, também chamada de manto hidrolipídico, é como se fosse uma película que protege a epiderme, que, por sua vez, é constituída por 5 camadas. Para entender melhor a sua fisiologia, a dermatologista explicou a função de cada camada da epiderme.
Hoje vamos falar sobre o manto hidrolipídico. É uma camada superficial da nossa pele que a protege contra raios solares, evita perda de água e infecções e irritações, por isso devemos mantê-la sempre em dia. Lipídico=óleo (cerâmicas, ácidos graxos livres e colesterol).
A produção das glândulas sebáceas, somada à produção das glândulas sudoríparas e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o Manto Hidrolipídico, que é um fator de proteção da pele.
A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina. Suas células são muito achatadas, lembrando escamas.
São bons exemplos: óleos vegetais (gérmen, trigo, girassol, soja, milho e azeite), vegetais de folha verde (espinafres, agriões), frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões), gema do ovo e algumas frutas (kiwi, manga, uvas, ameixas).
Significado de Melanócito substantivo masculino Célula da pele do homem e dos vertebrados que contém a melanina, assegurando a proteção dos órgãos internos contra as radiações solares.