o centigray (cGy), mais utilizado nos Estados Unidos para facilitar a conversão com o rad, já que 1 cGy = 1 rad; o miligray (mGy), mais utilizado para pequenas doses, radiologia e proteção radiológica; o nanogray (nGy), mais utilizado para doses muito pequenas, nos cálculos de exposição ambiental.
A exposição à radiação é uma medida da ionização do ar devido à radiação ionizante dos fótons de alta energia (raios X e raios gama). A unidade SI de exposição à radiação é o coulomb por quilograma (C / kg), mas, na prática, o roentgen é usado. ...
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
A Taxa de Exposição pode ser associada à atividade gama de uma fonte , pela expressão: X = Γ A /d2 . = taxa de exposição.
São grandezas radiológicas associadas ao campo de radiação, que contabilizam o número de radiações relacionado com alguma outra grandeza do sistema de medição tradicional, como tempo e área. Com isso, podem-se definir grandezas do tipo Atividade de um material radioativo, ou Fluência de partículas de um acelerador.
Pacientes com câncer de pulmão, por exemplo, recebem doses que se acumulam entre 2.
O dosímetro é como é considerado qualquer dispositivo utilizado para medir o nível da exposição de um ambiente ou pessoa à radiação e produtos químicos específicos.
Como funciona? Os modelos mais comuns são compostos de cristais termoluminescentes que, ao serem aquecidos, emitem uma luz ultravioleta proporcional à dose de radiação. Essa energia pode ser acumulada durante meses e só se transforma em luz quando o aparelho é levado a um laboratório para leitura.