Os músculos supra-hióideos se dispõem entre a mandíbula e o osso hióide, distribuídos em dois planos superficiais e profundo, que ligam o osso hióide ao crânio....Questão 1.
Os músculos supra-hióideos não somente formam o assoalho da boca, mas possuem um importante papel na mastigação, deglutição e na fala.
Função. Os músculos infra-hióideos são responsáveis por posicionar o osso hióide juntamente aos músculos supra-hióideos. Eles possuem um papel ativo na deglutição, e na movimentação da laringe.
O músculo temporal é um músculo da mastigação plano, em forma de leque, localizado na lateral do crânio.
Anatomia do Pescoço
A dor no pescoço geralmente é causada por atividades que envolvem movimentos repetidos ou posturas prolongadas do pescoço. Isso pode resultar em fadiga (um músculo sobrecarregado em demasia), uma entorse (lesão de um ligamento), ou um espasmo dos músculos do pescoço.
É comum vermos as pessoas falando que a dor no ombro esquerdo – e até mesmo por toda a região esquerda do corpo – pode indicar um primeiro sinal de infarto. Muitas vezes, a dor começa no peito e se estende por todo o braço, junto com formigamento e sensação de peso.
Também a presença de dor no ombro ao respirar ou mesmo dor no ombro e axila podem ser resultado de uma patologia muito frequente, que normalmente evolui para a autoresolução, que é a neurite intercostal.
Recomendo que procure um médico ortopedista, preferencialmente um especialista de ombro. As causas mais comuns de dor aguda no ombro são a tendinite calcária e a capsulite adesiva do ombro. Após o exame clinico e a história médica, o médico que irá avaliar solicitará os exames mais pertinentes.
As causas de dor noturna são variadas. O mais frequente é haver um problema nos tendões ou um desgaste ósseo da articulação entre o úmero (o osso do braço) e a omoplata, a artrose. O ombro tem quatro tendões que nos auxiliam nos movimentos de rotação e de elevação do braço.
Já quem sente dor no peito ao respirar, independentemente do lado, pode estar sofrendo de ataque de pânico, ansiedade ou estresse, lesões musculares ou câncer no pulmão. Dores no peito, associadas à queimação, podem ser indícios de gases e/ou problemas digestivos.
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima.
Oi Gabriel, como comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos: “O excesso de gases, quando não expelido, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.