O que levar na mala para a Chapada dos Guimarães Uma mala de roupas pensada para curtir atrativos de natureza inclui protetor solar, boné, repelente, óculos de sol, tênis e roupas confortáveis para as trilhas – a maioria delas tem trechos sem sombra, então é importante levar uma jaquetinha corta vento também!
Se busca quando ir à Chapada dos Veadeiros, saiba que a melhor época para viajar é entre os meses de maio e agosto, parte da chamada estação seca. Claro que é possível viajar em qualquer mês e há até quem prefira a chapada na época da chuvas, devido aos maior volume de água nas cachoeiras.
Localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, seu acesso é feito pela Rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251, que margeia e corta o parque em grande extensão. De Cuiabá até a entrada principal do parque são 50 quilômetros.
Dizem que é esse o lugar que guarda o pôr-do-sol mais bonito da Chapada dos Guimarães....1 – Mirante Alto do Céu
Amplie a sua busca.
As melhores atrações para visitar em Chapada dos Guimarães são:
Em Cuiabá, você pode tomar um ônibus dá Expresso Rubi (não tem site) para chegar à Chapada dos Guimarães. Os veículos saem de hora em hora, mas eu aconselho você a ligar para a empresa e confirmar os horários: (66) 3421-0015. A passagem custa cerca de R$ 20.
Conhecer o Nordeste tem toda uma peculiaridade. Depois de publicarmos um guia de 3, 5 e 7 dias pelo Sul da Bahia, pensamos em repetir a dose, já que há um pouco mais para se conhecer nessa região.
Chapada Diamantina
O município de Lajedinho, na Bahia, fica localizado a cerca de 350 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Emancipado em 1962, quando a cidade deixou de pertencer a localidade de Ruy Barbosa, Lajedinho foi criada em 1931 e somente transformada em município 31 anos depois.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina está a 425 km de Salvador e possui 152 mil hectares de área distribuída por sete cidades: Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, cada uma com sua característica e cheia de atrativos naturais.
1.
O Território da Cidadania Chapada Diamantina - BA está localizado na região Nordeste e é composto por 24 municípios: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iraquara, Itaeté, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, ...
Lençóis
intensas na região. Pesquisas indicam também que as formações geológicas da região têm cerca de 1,8 bilhão de anos e se originam de uma falha na Crosta Terrestre, que afunda o terreno e permite a fuga de magma, originando inúmeros vulcões.
Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. ... Em geral, as chapadas têm mais de 500 metros de altura. Foram os ventos e as águas que, há milênios, formaram essas áreas com imensos paredões.
As depressões são formadas por meio de prolongados processos erosivos. Normalmente podemos encontrar em suas laterais bacias sedimentares. ... Rochas cristalinas e rochas sedimentares podem gerar depressões quando sofrem desgaste e geram sedimentos que se acumulam nas áreas mais baixas.
Planaltos sedimentares: Como o próprio nome indica, são formados por rochas sedimentares e são resultantes do soerguimento de regiões de bacias sedimentares em função dos agentes internos ou endógenos de transformação do relevo, geralmente relacionados com o movimento das placas tectônicas.