EQST

Como O Exame De Vectoeletronistagmografia?

Como é o exame de Vectoeletronistagmografia?

É o exame que avalia o sistema vestibular, que é o órgão responsável pelo nosso equilíbrio. O exame é realizado com o paciente sentado em uma cadeira e eletrodos são colocados ao lado dos olhos e na testa.

Para que serve o teste de Romberg?

O Teste de Romberg é realizado durante o exame Otoneurológico e, inicialmente foi descrito para avaliar a integridade das colunas dorsais da medula espinhal. Na verdade o Romberg Simples (como também é chamado) é um teste de integridade somatossensorial.

Como é feito exame de Vectoeletronistagmografia?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.

Como é feito o exame otoneurológico e para que serve?

O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.

O que quer dizer presença de EIFO?

A prova é feita com os olhos fechados e a cada estimulação, pede-se para o paciente abrir os olhos para observar a presença de EIFO (efeito inibidor da fixação ocular). A presença de EIFO é esperada, a ausência dele é indicativo de alteração central.

O que é índice de Jongkees?

A Preponderância Direcional (PD) foi definida por JONGKEES (1) como uma tendência à maior intensidade de nistagmo para uma determinada direção em comparação à outra. O significado clínico da PD tem sido fonte de controvérsias e debatido ao longo de 50 anos (2).

O que é alteração vestibular periférica?

Vestibulopatias periféricas são distúrbios decorrentes do comprometimento do sistema vestibular periférico, ou seja, do órgão e do nervo vestibular até a sua entrada no tronco encefálico, não incluindo, portanto, os núcleos vestibulares no assoalho do IV ventrículo.

O que é migrânea vestibular?

A migrânea vestibular é uma das formas mais comuns de tonturas. Acomete principalmente as mulheres entre 30 e 50 anos e tem muita relação com flutuações hormonais e dores de cabeça do tipo enxaqueca. O diagnóstico correto é essencial para poder iniciar o tratamento correto.

Quais itens estão relacionados ao sistema vestibular?

O aparelho vestibular, também chamado sistema vestibular ou labirinto, é constituído por três canais semicirculares e dois órgãos otolíticos (sáculo e o utrículo).