O que é: Procedimento que envolve a aplicação de luz especial nas estruturas intraoculares selecionadas pelo médico e que trata doenças como tumores ou dos vasos sanguíneos.
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.
Fotocoagulação é um tipo de laserterapia que utiliza raios laser através da pupila. O laser é focado sobre os vasos sanguíneos que cercam e nutrem o tumor, destruindo-o com o calor provocado pelo feixe. A fotocoagulação só é eficaz em tumores pequenos. Seu filho estará sob anestesia geral durante o procedimento.
O tempo de recuperação da fotocoagulação normalmente é rápido. Devemos apenas evitar traumas nos primeiros dias. O tempo para avaliarmos o efeito do laser costuma ser 1 mês em casos de roturas retinanas e retinopatia diabética proliferativa.
Quando não acontecer infiltração no vítreo, existem recursos terapêuticos que podem tratar o descolamento. São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo.
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
O descolamento de placente obriga o repouso físico e sexual absoluto. A relação sexual pode piorar o descolamento de placenta, provocar sangramento e óbito fetal.