A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino.
Trata-se de uma cirurgia simples que interrompe a passagem dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido ejaculado. Após anestesia local, é feita um pequeno corte no saco para localizar os canais por onde passa o sêmen com os espermatozoides. Esses canais são cortados e depois amarrados.
É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
A vasectomia é bastante segura e possui índice de falha de 0,9 a 2,0%. Normalmente as mulheres que engravidam de seus parceiros após o procedimento não obedeceram à recomendação de uso de proteção contra a gravidez.
O tempo entre a vasectomia e a sua reversão é de vital importância para a obtenção dos melhores resultados. Nas reversões com menos de 03 anos após a vasectomia, a chance de obtenção de espermatozoides no esperma ejaculado é de 95 % com 76 % de taxa de gravidez. Entre 03 e 08 anos, 88 % com 53 % de chances de gravidez.
Pessoas que passaram por uma vasectomia ou pela laqueadura ainda podem ter um filho biológico. A solução para esses procedimentos está principalmente na fertilização in vitro.
Sim, a vasectomia pode falhar, mas são casos extremos que devem-se ao modo com que o procedimento foi feito.
A cirurgia da vasectomia é relativamente rápida e a recuperação geralmente é em torno de 2-3 dias. Os testiculos podem ficar um pouco inchado e roxo, mais sensíveis, sendo esperado nos primeiros dias de pos operatório!
É importante salientar a individualidade de cada paciente e a qualidade do seu pós-operatório, mas em geral, após a vasectomia é viável voltar a uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias.
Os alimentos permitidos são: água sem gás na temperatura ambiente ou gelada, chá, água de coco, bebida isotônica, refresco de fruta; leites e derivados desnatados, queijo principalmente cottage ou ricota; frutas em pedaços pequenos amassados, sob a forma de creme ou raspas (excluir frutas em calda e sucos de fruta com ...