Os impressionistas fixavam-se mais nos efeitos ópticos e nas possibilidades sensórias do que na reprodução fotográfica do objeto pintado, por isso as figuras das telas eram destituídas de contornos óbvios e nítidos; as sombras, por exemplo, deveriam ser coloridas e as cores, por sua vez, deveriam revelar pureza das ...
O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet. ... Ainda que usado em tom pejorativo, o termo impressionismo foi utilizado por Monet e seus colegas por perceberem as mudanças que estavam promovendo por meio da arte.
Principais pintores impressionistas brasileiros: Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Georgina de Albuquerque, Henrique Cavaleiro, Vicente do Rego Monteiro e Alfredo Andersen.
A exposição da Galeria Grafton Galleries reunia pinturas dos maiores nomes do Pós-Impressionismo: Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin. Ao lado do pintor francês Georges Serat, eles foram os mais importantes artistas dessa nova tendência.
Os pós-impressionistas valorizavam a expressão do lado subjetivo, humano, emocional e sentimental. ... Em resumo, os artistas que compõem o pós-impressionismo buscavam novos estilos, determinado por novos conceitos e formas, mas ainda assim utilizando intensamente elementos como a luz e a cor em suas obras.
Alguns artistas consideravam o Impressionismo um estilo superficial que retratava apenas cenas passageiras e não dava muita importância aos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais. Outros se sentiam insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista.
Os principais representantes do movimento foram: Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin, que utilizaram ampla valorização da luminosidade, realizando diferentes contrastes entre luzes e sombras.
Verificado por especialistas O pós-impressionismo se dividiu em dois campos, sendo eles: Desenho formal e cientifico, através da teoria dos pontos e planos de cor e coordenada por Seurat e Cézanne. Expressão dos sentimentos e das emoções, através da cor e da luz, coordenada por Van Gogh e Lautrec.
Gauguin: Criou sua própria lenda, a do artista que se opõe à sociedade de sua época e dela foge para reencontrar com a natureza e com as pessoas não corrompidas pelo progresso. Gostava de retratar nativos do Taiti e camponeses da Bretanha. Por meio de cores vivas, expressava suas emoções.
Resposta: vc pode marcar arte, mas a resposta mais correta seria esta: Van Gogh, o nome mais conhecido do pós-impressionismo holandês, via como seu único refúgio a natureza, razão pela qual pintou uma série de naturezas mortas.
Entre as principais características estão as formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas. Desenvolveu ainda as técnicas do sintetismo e alveolismo – estilos de representação simbólicas da natureza. Paul Gauguin nasceu em Paris, em junho de 1848, mas viveu até os sete anos de idade em Lima, capital do Peru.
Como o seu amigo Van Gogh, Paul Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente. É um pintor desligado do impressionismo. Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor. O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.
A pintura de Paul Gauguin com um estilo diferente, mas que tinha o desejo de ir além do naturalismo puro e dar mais ênfase às cores, emoções e imaginação, significou uma ruptura absoluta, do ponto de vista conceitual, com o Impressionismo, que havia abraçado antes, razão pela qual passou a ser considerado um pintor pós ...
- Conheceu, em 1874, o pintor impressionista Camille Pissarro, que foi um importante incentivador de sua carreira artística. - Em 1874, visitou a primeira mostra artística de pintores impressionistas.
Características da pintura de Paul Gauguin As linhas firmes, com contornos escuros, as formas simplificadas e os grandes blocos de cor são alguns dos aspectos fundamentais da pintura do artista que criou novas técnicas como o cloisonnisme e o sintetismo.