Incisura diastólica das artérias uterinas, no segundo e terceiro trimestres da gestação, está relacionada ao aumento da resistência vascular uteroplacentária. Nestes casos, observa-se maior incidência de proteinúria, hipertensão, RCIU e hipóxia fetal(4).
A artéria uterina geralmente surge da divisão anterior da artéria ilíaca interna. Ela vai em direção ao útero, cruzando o ureter anteriormente. Ela viaja através do paramétrio do ligamento largo do útero inferior. Geralmente se anastomosa com a artéria vaginal.
Nenhum recém-nascido apresentou anomalias estruturais ou aneuploidia. CONCLUSÃO: O achado ultra-sonográfico isolado de cisto de cordão umbilical não significou aumento de risco para anomalias estruturais ou aneuploidias.
Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.
A Organização Mundial da Saúde OMS recomenda que o clampeamento do cordão aconteça entre 1 e 3 minutos após o nascimento. Entretanto, se você deseja que o clampeamento aconteça depois do terceiro minuto, converse com a equipe de assistência do seu parto sobre os riscos e benefícios.
Após o nascimento do bebê, o cordão umbilical é clampeado e cortado. Isto pode ser feito imediatamente após o nascimento ou pode ser atrasado durante alguns segundos. O tempo de espera ideal para realizar o clampeamento do cordão não é consensual em diferentes grupos.
Diretrizes recentes do Programa de Reanimação Neonatal da Academia Americana de Pediatria recomendam o clampeamento do cordão umbilical retardado por pelo menos 30–60 segundos para a maioria dos bebês nascidos a termo e prematuros.
O cordão umbilical deverá ser cortado entre as ligaduras com uma tesoura limpa e se possível esterilizada. A margem de segurança para o corte serve para que os profissionais da saúde possam realizar o procedimento da maneira mais correta possível dentro de um ambiente seguro e estéril, como o hospital.
O clampeamento oportuno é um prática humanizada que consiste em atrasar de um a três minutos o corte do cordão umbilical.
No caso de cesariana, o recém-nascido pode ser colocado no abdômen materno ou nas pernas ou mantido pelo cirurgião ou assistente próximo ao nível da placenta até que o cordão umbilical seja clampeado.
Realizar a primeira higiene corporal apenas após 2-6h de vida. Evitar friccionar a pele e não remover todo o vérnix caseoso. Realizar higiene corporal de rotina apenas de duas a três vezes por semana. Realizar a higiene no leito apenas com algodão embebido em água morna, sem sabão, nas primeiras duas semanas de vida.
Para dar os primeiros banhos no bebê, você só precisará de água morna e uma toalha felpuda e macia. A gente passa nove meses gerando uma criaturinha dentro da nossa barriga e algumas horas encarando a dor e a ansiedade durante o trabalho de parto e nascimento.
Lavar a face com água pouca quantidade de sabão (fora da água). Secar a cabeça do bebê e face. Retirar enxugador. Colocar o bebê na banheira (iniciar imersão) na posição ventral, com gancho de segurança (RN seguro pela região axilar apoiado no antebraço).
Para dar banho no bebê no balde, primeiro deve-se encher o balde até metade da altura ou até à altura indicada pelo balde com água à temperatura de 36-37ºC, como mostra a imagem 1.