O que é mobilidade social? Conforme a definição do sociólogo Anthony Giddens, mobilidade social é o “deslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes”. Esse movimento de indivíduos ou famílias dá-se dentro do sistema de classes sociais, estruturado conforme as categorias socioprofissionais.
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. ... Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.
Estratificação Social na Sociedade Moderna Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.
Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
Os três elementos centrais compreendem a estrutura, estratificação e mobilidade social.
Basta uma simples observação sobre a sociedade em que vivemos:
O sociólogo Max Weber acredita que as classes sociais estão ligadas aos privilégios e prestígios, sendo uma forma de estratificação social. Acredita que essas classes tendem a se manter estáveis ao longo de gerações, reproduzindo a desigualdade com as classes inferiores.
Estratificação social é um conceito sociológico utilizado para classificar os indivíduos ou grupos a partir da análise das condições socioeconômicas. A estratificação social serve também como base para entender a configuração da sociedade em hierarquias e na formação das desigualdades sociais.
Características da estratificação social Recursos materiais e imateriais são distribuídos de modo desigual entre os membros de diferentes estratos (camadas); Possui caráter "hereditário", ou seja, é transmitida de geração para geração; É universal e variável; Envolve desigualdades e crenças.
Estratificação social no Brasil Segundo o IBGE, 63% dos brasileiros estão na classe média (aquela classe social na qual cada família possui renda mensal entre R$ 291,00 e R$ 1.
Nesse sentido, você percebe as desigualdades da sociedade quando olha as imponentes residências (em áreas nobres da sua cidade) e barracos de madeira (nas favelas). Portanto, falar em desigualdade social é destacar as diferenças de estilos de vida entre pessoas ricas e pessoas pobres.
Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas pela:
A estratificação social surgiu no momento em que grupos ou classes acumulam recursos financeiros e são valorizadas socialmente mais do que outros que não possuem recurso.
Para Max Weber, o conceito de classe social envolve renda, poder e status. ... Essa capacidade de consumir bens culturais não necessariamente está ligada à renda ou à ocupação profissional. Ela está ligada à posse de determinados conhecimentos que permitem apreciar certos bens culturais — obras de arte, por exemplo.
Na Idade Antiga, por exemplo, a Diferenciação Social ocorria em função das vestimentas dos diversos grupos sociais. Os escravos usavam as roupas de menor qualidade, enquanto que os membros da aristocracia usavam longas e coloridas vestimentas, além de joias e adornos.
Situação em que o indivíduo se encontra, que trabalha, que vive. As condições sociais do trabalho antes das leis trabalhistas eram precárias.
Há, basicamente, dois tipos de contatos sociais: primários e secundáriosOs contatos sociais primários dizem respeito aos contatos pessoais que são diretos.
Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.
Contato Normalmente Aberto (NA): não há passagem de corrente elétrica na posição de repouso. Contato Normalmente Fechado (NF): há passagem de corrente elétrica na posição de repouso.
Por meio do contato social, as pessoas se relacionam socialmente, criam laços de identidade, aproximam-se e desenvolvem maneiras de atuação e determinados comportamentos que vão ser a base da formulação dos grupos sociais, bem como da sociedade.