O hino rio-grandense, racista como sua origem, não teme em proclamar: "povo que não virtude acaba por ser escravo." Na verdade, como escreve o movimento negro nas paredes das cidades "povo que não tem virtude acaba por escravizar".
e ainda, são símbolos conforme leis:
erva-mate
brinco de princesa
Fuchsia regia
Já o Rio Grande do Sul, faz fronteira com Argentina e Uruguai. No estado do Rio Grande do Sul, as faixas de fronteira correspondem a áreas que fazem divisa com a Argentina e o Uruguai, as quais juntamente com os estados de Santa Catarina e Paraná, formam o Arco Sul do Brasil, conforme demonstrado na Figura 3.
Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.
Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira ou do porongo, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher (no caso do porongo) ou no de uma ...
Com papel importante na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições do Estado. Com origem em terras remotas dos Pampas, a carne na brasa ao estilo do Rio Grande do Sul ganhou até o resto do País.
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções. ...
O chimarrão é uma bebida tradicional da região sul da América do Sul, em países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e tem um consumo forte no Brasil na região do sul do país mais especificamente no Rio Grande do Sul, mas também é consumida do Paraná e em Santa Catarina.
Os índios faziam o consumo da planta Ilex Paraguariensis como parte de um ritual de confraternização. ... Os Caciques e Pagés preparavam a bebida com folhas da árvore nativa da Ilex. A infusão era feita em cabaças (cuias) e consumida por meio de um canudo chamado Tacuapi / Taquapy, que significa bomba criada com taquara.
A erva-mate (nome científico: Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul. É consumida como chá mate (quente ou gelado), chimarrão ou tereré no Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.
Os primeiros a fazerem uso da erva-mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis.
Água, açúcar, extrato aquoso de mate(Ilex paraguariensis St. Hil), regulador de ácidez ácido cítrico e antioxidante ácido ascórbico. Não contém glúten. O chá mate Leão é feito com folhas de erva mate selecionadas e tostadas.
A erva-mate tem na sua composição cafeína, saponinas, polifenois, xantinas, teofilina, teobromina, ácido fólico, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E.
Um dos principais malefícios do chimarrão é que a temperatura da água pode causar danos, como lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago.
“A princípio, qualquer pessoa pode tomar a erva-mate. Porém, algumas que são mais sensíveis a ela podem apresentar alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, dor de estômago, irritação na boca, insônia e até mesmo taquicardia”, alerta o professor Edson. O mate é uma erva tipicamente brasileira.
O alimento erva-mate provém de uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da Mata Atlântica e estudos revelam, que na planta estão contidos alcaloides como a cafeína, a teofilina e a teobromina; ácidos fólico e cafeíco; vitaminas (A, B1, B2, C e E), minerais como zinco, cálcio, fósforo, ferro, manganês, ...
Benefícios erva-mate
O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Não é o seu caso? Então, apenas evite a bebida à noite, pois tem efeito estimulante e pode atrapalhar a qualidade do sono ou, pior, provocar insônia. Se você já dorme mal, beba a última xícara no máximo às 5 da tarde.
O consumo de chá mate além do um litro recomendado diariamente pode fazer mal. Isto porque ele é rico em cafeína que em grandes quantidades pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois aumenta a secreção gástrica.
Acredita-se ainda que a bebida age como estimulante para o cérebro, auxilia a aceleração do metabolismo, contribui com a queima de gordura em excesso e protege o fígado. Dessa forma, o chá Mate Leão serve para quem quer usufruir dos tantos benefícios e propriedades dessa bebida.
Como fazer o chá mate Espere amornar, coe e beba a seguir. Se utilizado para emagrecer, deve-se dar preferência ao uso de um aspartame, como o Stevia, e pode acrescentar algumas gotinhas de limão.
Chás Estimulantes aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos piorando a enxaqueca assim como quem tem labirintite. Evitar Chá mate, chá preto, chá ver, chá branco, café e canela. Chás benéficos para qualquer tipo de enxaqueca: Rooibos, Rosa Mosqueta, Camomila, Melissa e Erva Doce.