A palavra diarreia interessa pelo o que ela semeia porque o autor deixou de usar palavras consideradas desagradáveis para falar sobre a mortalidade infantil no Brasil, devido a fome.
No poema "Bomba suja" de Ferreira Gullar, vemos que os versos 5 e 6 possuem uma oposição entre si. ... A palavra Assim como, apesar de ser identificada geralmente como um adverbio de modo, na frase seria usada como adverbio de oposição, inserindo uma ideia diferente da inicial que é apresentada no verso 5.
O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
Na teoria da literatura, os versos Livres, também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
Curiosidades. Se a estrofe é formada por mais de dez versos ela é chamada de “estrofe irregular” ou “estrofe bárbara”. Da mesma maneira, os versos que possuem mais de doze sílabas poéticas são os “versos bárbaros”. Estribilho ou Refrão designam a repetição da mesma estrofe num poema.
Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). ... Observe que o verso é o nome dado a uma linha da poesia, sendo o conjunto deles, denominado de estrofe.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.
Quando falamos em métricas (ou metrificação), estamos nos referindo a medida do verso de uma poesia, e a metrificação é, portanto, o estudo da medida de cada verso. Existem, na língua portuguesa, doze espécies de versos,, que contém desde uma até doze sílabas métricas. ...
Também usada, a setilha, com estrofes de sete versos, tem a seguinte rima: o segundo, quarto e o sétimo verso rimam entre si e o quinto e sexto têm uma segunda rima entre si. Como exemplo, segue abaixo o cordel “As coisas do meu sertão”, do poeta Zé Bezerra de Carvalho.
Resposta. --> o cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas. Sempre na Sextilha o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
A literatura de cordel é um tipo de poema popular , apresentada na forma oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, daí a origem do nome. ... Veja como podem ser estruturados os versos de uma história de cordel: Quadra: estrofe de quatro versos.
2) Qual é o recurso sonoro utilizado em boa parte do poema de cordel? Quantos versos há em cada estrofe? Na maior parte do cordel há rima, e as estrofes apresentam seis versos.