Hipertrofia excêntrica (aumento da massa cardíaca com elevação do volume da cavidade ventricular). A IC pode ser classificada como sistólica ou diastólica, de acordo com a presença ou não de rebaixamento na fração de ejeção13.
Neles, qualquer alteração pode prejudicar todo o organismo. A hipertrofia ventricular esquerda é uma dessas alterações. Trata-se de uma doença bastante comum, caracterizada pelo aumento da espessura do músculo da parede do ventrículo esquerdo, câmara do coração responsável por bombear o sangue para todo o corpo.
PRESSÃO ARTERIAL ALTA A resistência periférica descreve a quantidade de (ou a falta de) "elasticidade" nas paredes dos vasos. Quanto maior o débito cardíaco - quando a frequência cardíaca aumenta ou o coração precisa circular mais sangue - mais alto a pressão para poder dar conta da tarefa.
A disfunção ventricular direita, significa que existe um defeito na função contrátil do ventriculo direito. Está geralmente relacionada com alteração do ventriculo esquerdo.
O Átrio Direito tem por função receber sangue de todo o corpo - com exceção dos pulmões -, para lançá-lo no ventrículo direito. Já o Átrio Esquerdo tem por função receber o sangue dos pulmões, para, assim, lançar no ventrículo esquerdo. Os ventrículos possuem, também, funções distintas.
Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular. Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras.
A principal função dos átrios é a de facilitar a circulação através da contração e do relaxamento rítmico de suas paredes, empurrando para o ventrículo o sangue que retorna para eles através dos grandes vasos venosos durante a sístole ventricular. ... Recebe fluxo venoso desoxigenado das: veias cava inferior e superior.