A alodinia caracteriza-se por dor causada por um estímulo que normalmente não provoca dor. A hiperalgesia caracteriza-se pelo aumento da sensibilidade à dor causada por um estímulo que normalmente provoca dor. A alodinia e a hiperalgesia são termos clínicos que não implicam um mecanismo.
A palavra vem da junção de duas palavras gregas, allo (outro) e odyne (dor). Assim, alodinia se refere à uma alteração na forma com que sentimos dor.
Hiperalgesia – Sensibilidade à Dor Embora existam muitas causas potenciais associadas à hiperalgesia, acredita-se que a condição seja o resultado de alterações nas vias nervosas, que fazem com que os nervos de uma pessoa tenham uma resposta hiperativa à dor. Existem dois tipos de hiperalgesia: primária e secundária.
O problema é caracterizado pela manifestação de dor ou sensibilidade em um ponto específico do corpo, geralmente, nas regiões que sofrem maior sobrecarga no dia a dia como os ombros, pescoço, costas e região lombar, podendo afetar também qualquer outra musculatura.
Quatro maneiras naturais de aliviar a dor
Sensibilidade nos dentes – o que fazer para acabar ?
Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.
Como que isso ocorre? ME: No momento em que há o disparo da dor, existem vários locais que são ativados dentro do cérebro, como se fosse um impulso nervoso, e ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos, que inflamam. A dor é gerada pela inflamação e a dilatação nos vasos externos da cabeça³.
As causas da analgesia congênita ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que os neurônios motor e sensitivos não chegam a se desenvolver normalmente nestes indivíduos. Esta é uma doença genética e pode afetar indivíduos da mesma família.
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.
Um estudo realizado em 2003 revelou que os gritos e expressões de dor de adultos se estendiam por mais tempo quando havia observadores por perto. Mais uma vez, isso reforça a ideia de que os gritos servem para comunicar uma necessidade e encorajar os outros a ajudar.