| Marcos Cavalcanti. Vivemos numa época que nos dá a liberdade para decidirmos quem queremos ser, e a qual nos indica que podemos criar nossa própria identidade. Este programa reúne reflexões de vários especialistas sobre a construção da identidade nos sujeitos de hoje. ...
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”! Não pare agora...
Pronome relativo “quem”
Hi there! Quero te ensinar aqui uma maneira de dizer “você quem sabe” ou “você quem decide” em inglês. Imagine, por exemplo, uma situação onde te perguntam algo sobre a sua preferência e na verdade você não quer ou prefere não decidir, aí você responde: “It's up to you”, ou seja, “você que sabe”.
Significado de quem sabe?: Pergunta que exprime dúvida.
Para evitar a repetição do termo que (chamado queísmo) e por uma questão de fluidez do texto e estética da linguagem, muitos professores aconselham dar preferência para o uso do pronome quem, mas falar “você que sabe” não está errado.
As duas formas decidi e decide estão corretas, contudo seus significados são diferentes. Ou seja, ambas as palavras estão corretas e são formas verbais do verbo decidir mas empregues em diferentes pessoas gramaticais/tempos verbais. Decidi é a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
oração, esse verbo esteja em qualquer outra pessoa. resposta, que indicará o sujeito, será : "TU". ses, a pergunta deverá ser : Quem É eu? ( e não : quem SOU eu).
Também encontrei num desses sítios a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual.
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!
Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.
A forma correta é fui eu. A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.
Ocorrem as seguintes concordâncias: a expressão haja vista fica invariável quando equivalente a atente-se; por exemplo. O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 3 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: ... Foste tu que fizeste o casamento.
Já quando usamos "quem", o verbo deve ficar na 3ª pessoa. Assim, o verbo "dar" deve ficar na 3ª pessoa: > Foi Deus quem me deu. No entanto, como nas duas situações, o sujeito está na 3ª pessoa, tanto faz.