substantivo masculino O que não é único; multiplicidade. Múltiplas e diversas opiniões políticas, religiosas, pontos de vista, interesses, experiências, modos de ver o mundo etc., que coexistem num só lugar.
Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. Desta forma, o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna, na qual pequenos partidos políticos também são ouvidos e têm direito a voto. ...
O pluralismo relacional ocorre quando empresas derivam o seu significado e suas ações a partir das relações com vários tipos de entidades.
O pluralismo é um conceito que tem aplicações em diversos âmbitos e que está associado à pluralidade e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras. ... Na esfera da política, o pluralismo implica a participação de vários grupos sociais na vida democrática.
V - o pluralismo político. ... O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.
O pluralismo é um conceito que tem aplicações em diversos âmbitos e que está associado à pluralidade e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras.
A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.
Atualmente estamos convivendo muito com a diversidade cultural e a pluralidade, o que significa que estamos convivendo com as diferenças culturais dos seres humanos que podem ser de vários tipos, como a linguagem, danças, vestuário, religião, a convivência de ideias, entre outras.
Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
Resumo: O cidadão para viver democraticamente precisa ser respeitado e respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem a sociedade brasileira, que não só é formada por diversas etnias, diversos grupos sociais como também por imigrantes de vários países.
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
A cultura a que o tema se refere é bem mais ampla. A abordagem proposta para pluralidade cultural pelos PCN tem um objetivo muito claro: utilizar o estudo da pluralidade cultural como forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social.
Os educandos precisam-se sentir integrantes dessa cultura e estar aberto a influência de outras culturas, compreendendo a existência de culturas diferentes, de outro tempo e espaço respeitando seu modo de vida, sua organização política, social e econômica. ...
Promoção e compreensão da educação como direito fundamental e estratégia para a inclusão de saberes diversos e enfrentamento da discriminação e do preconceito. ...
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. ... É fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos.
Para incluir a escola precisa, primeiramente, acreditar no princípio de que todas as crianças podem aprender e que todas devem ter acesso igualitário a um currículo básico, diversificado e uma educação de qualidade.
A educação inclusiva vem privilegiar as escolas regulares no processo educacional de crianças com deficiência e necessidades especiais. Recomenda que a melhor escola é a do bairro, próxima à residência do aluno, em classes com colegas com ou sem deficiências.
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos, ocorre a inclusão, ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Por Inclusão Escolar, entende-se o respeito às diferenças, compreensão da diversidade (heterogeneidade) e entendimento das necessidades dos estudantes (que exigem planejamento). Garante-se assim o sucesso escolar, que advém das aprendizagens.
Inclusão é relação, interação e é na qualidade das relações que a diversidade ganha seu maior sentido e potencializa sua riqueza. Ser inclusivo é dispor-se ao novo, ao inusitado, à transformação.
Qual é a diferença entre diversidade e inclusão na prática? Podemos perceber, portanto, que, enquanto a diversidade tem a ver com representatividade, a inclusão está ligada à instauração de uma mudança de cultura e comportamento em relação às pessoas diversas.
Nas empresas, corresponde a um princípio que passa por seus valores e cultura, enxergando as diferenças das pessoas como um ponto que reúne vantagens para todos. Quando falamos de inclusão, agregamos o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas.
A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, além de favorecer a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, promove a motivação e aumento da produtividade, fatores capazes de elevar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
Implantando a diversidade e inclusão nas empresas É necessário que seja feito um estudo de acessibilidade para que a empresa possa receber adequadamente todos os colaboradores. ... A diversidade e inclusão nas empresas deve ser uma das metas do planejamento geral para que os seus benefícios possam ser aproveitados.
Quando se fala sobre diversidade, é comum aparecerem ideias e discursos em defesa da importância da inclusão social. ... De acordo com o estudo, ter a diversidade como um tema importante para a empresa cria um ambiente onde os indivíduos são mais incentivados e possuem mais abertura para inovação.
Diversidade nas organizações significa ter uma equipe de colaboradores composta por pessoas de diferentes grupos culturais. Nesse sentido, trata-se de partir do princípio de que a condição social, orientação sexual, raça, religião etc. não são critérios excludentes.