A Conferência de Teerã realizou-se no ano de 1943 e ficou caracterizada por ser a primeira das reuniões dos líderes Stalin, Roosevelt e Churchill para tratarem da guerra. ... A situação da guerra em 1943 exigia um empreendimento em conjunto entre as potências citadas e os demais países que a elas se associavam.
O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação, como anteriormente decidido na Conferência de Ialta, e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética).
Em 1945 os denominados três grandes (EUA, Inglaterra e URSS) se reuniram em duas ocasiões, na Conferência de Yalta e na de Potsdam. Ambas as reuniões lançaram as bases da Doutrina da Guerra Fria. Esta se baseou em um discurso que reforçava a desconfiança entre EUA e URSS.
A conferência de Potsdam foi uma reunião realizada em Potsdam, Alemanha (próximo a Berlim) entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram a União Soviética, o Reino Unido e os Estados Unidos, os mais poderosos dentre os aliados que derrotaram as potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
A conferência de Ialta foi uma série de reuniões que ocorreu em 1945 no final da Segunda Guerra, o objetivo era estabelecer a ordem mundial do pós-guerra e definir como seriam divididos alguns territórios, a Alemanha foi dividida em 4 zonas de influência, por exemplo.
Ela dividiu a Alemanha em quatro zonas de ocupação (inglesa, francesa, norte americana e soviética) e as áreas de influência americanas e soviéticas da Europa. ... Por fim, foi definido o papel do Cobselho de Segurança da ONU, composto pelas superpotências, China, França e Inglaterra.
A desfeita das anexações feitas por Hitler durante a guerra, divisão entre Áustria e Alemanha, acordos de ocupação da Alemanha e a democratização do país foram as decisões tomadas na Conferência de Potsdam.
A Conferência de Potsdam foi importante devido ao fato de que, ela serviu para denominar penalidades ao perdedor da Guerra (Alemanha) e seus aliados. Várias coisas foram discutidas, sobre como pagamento de indenizações de guerra, devolver os territórios dominados, tomada da Áustria (Tiraram um pedaço da Alemanha).
As quatro potências vencedoras – Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética – assumiram o poder e dividiram o território alemão em quatro zonas de ocupação. ... Berlim, encravada no território que viraria Alemanha Oriental, também foi dividida em quatro setores.
Essa divisão foi dada após a segunda guerra mundial, isso deve-se a uma estrutura politico-econômica adotada pelos países europeus, os países socialistas se denominaram como Europa oriental, nessa parte o estado centralizava todo o poder, enquanto que os países com viés capitalista, que localizavam-se na Europa ...
Nesse dia, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiégne, o cessar fogo que encerrou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). ... O evento foi chamado pela imprensa de “Aurora da Paz” e representou a rendição alemã no conflito.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.