Atualmente, a esquizofrenia é um transtorno classificado em seis diferentes tipos: simples, paranoica, hebefrênica, catatônica, residual e indiferenciada.
Geralmente, para controlar os sintomas na fase aguda, o tratamento é feito com medicamentos antipsicóticos e estabilizadores de humor. Ainda, através da psicoterapia o paciente é capaz de descobrir quais implicações podem ter causado a condição, aprendendo a lidar com os sentimentos e emoções.
Esquizofrenia é um quadro mental onde o indivíduo rompe com o padrão da realidade. Diz-se que há estabelecido um quadro psicótico. Já no caso do transtorno esquizoafetivo ocorre a superveniência de sintomas psicóticos - esquizofrênicos - associados a sintomas de humor como depressão por exemplo.
Tome os medicamentos prescritos pelo médico e faça um acompanhamento contínuo e paralelamente faça psicoterapia para saber lidar da melhor forma com seus sentimentos e conflitos. Dessa forma, é possível ter uma vida produtiva e com boa qualidade!
Como ajudar uma pessoa com esquizofrenia?
E também há o olhar “vazio” que é comum nas pessoas esquizofrênicas, também conhecido como o olhar 'que vê, mas não enxerga'. O indivíduo encara diretamente a pessoa à sua frente, mas é como se olhasse através dela e ignorasse sua presença.
Não existem mais tipos de esquizofrenia?
A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.