Um dos marcos do desenvolvimento das artes no Brasil, a Missão Artística Francesa, que aportou nos trópicos em 25 de março de 1816, completa este ano seu bicentenário. ... Dessa maneira, articularam a vinda do grupo ao Brasil para empreender o projeto de institucionalização do ensino da arte.
A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil em 1816, organizando a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios. ... Quando a Missão Francesa veio ao Brasil, pretendia-se implantar o ensino regular de artes na colônia – pintura, escultura, arquitetura e ofícios – para superar o tradicional trabalho colonial barroco português.
Resposta: Quanto à condição do Brasil na época em que surgiu a Missão Artística Francesa, pode-se destacar que: era desnecessária a existência da missão uma vez que os negros e os indígenas já tinham a sua própria cultura.
De fato já existia Arte no Brasil, mas em geral os artistas eram autodidatas muitas vezes escravos, dessa forma não havia conhecimentos de técnicas. Não havia motivo para se investir em Artes pois o Brasil dessa época só era habitado por uma multidão de selvagens. valdimereansak está aguardando sua ajuda.
Resposta. O modernismo, através do qual se expressaram os artistas da Missão Artística Francesa era o estilo de vanguarda no século XIX. A resposta correta seria o neoclássico.
1816
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi um pintor, desenhista, decorador e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa que veio ao Brasil em 1816, em atendimento à solicitação do príncipe regente D.
- Suas obras, no Brasil, mostram paisagens, cenas cotidianas, a cultura e o povo brasileiro. - Com cores vivas, suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas. O individualismo, característica das obras românticas, também se faz presente em suas pinturas.
Resposta. Resposta: Ele não fez por escolha de retratar, ele veio ao Brasil a mando de Dom João VI que Dom João queria que ele retratase as belezas do Brasil e Dom João não escolheu ele atoa.
Pintura
28 de julho de 1848
Debret conseguiu contribuir imensamente para a construção da imagem nacional do Brasil, haja vista que suas telas captaram a atmosfera de um período da formação da nação brasileira, estimulada pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto ...
Debret e Rugendas foram artistas europeus que vieram à América do Sul na mesma época (início do século XIX) e retrataram muito do cotidiano e da vida dos brasileiros, colocando ênfase nos trabalhos em torno dos indígenas e escravos através de uma visão de estranhamento eurocêntrica.
Do naturalismo à sociologia, passando pela documentação histórica, Rugendas foi, incontestavelmente, o mais importante cronista do Brasil romântico do século XIX. Ele não gostava de pintar, preferia desenhar. Mas, exerceu com excepcional qualidade os dois ofícios, além de ser um excelente gravador.
Negros fazendo trabalhos diversos como a arte da marcenaria, da sapataria, da alfaiataria e, até mesmo, trabalhando como marinheiros e com vendas no geral. Palavras-chave: Rugendas. Comércio.
Resposta. Resposta: Na imagem a seguir, é possível ver o modo como Debret retratou um escravo sendo castigado por um feitor. ... Na imagem a seguir pode ser observada uma tela de Debret que reproduz as formas das armas utilizadas pelos indígenas.