R$ 1.
Os estágios curriculares são de caráter obrigatório, desenvolvidos apenas do 5º ao 8º períodos do curso (3º e 4º anos), com o apoio de uma estrutura de acompanhamento direto dos Planos de Estágios, na disciplina de Supervisão Acadêmica e na Coordenação de Estágios.
Empresas privadas, e ONGs, orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência a vários públicos como crianças, idosos, pessoas afetadas por catástrofes naturais, populações com poucos recursos financeiros, etc.
O mercado de trabalho para o assistente social O mercado para esta profissão é diversificado. O profissional tem sido solicitado principalmente em orgãos públicos, mas também está presente em escolas, empresas, ONGs, hospitais, varas da infância e da juventude, abrigos, associações e consultorias.
Como conseguir estágio?
Oi! Então, é possível estagiar voluntariamente a partir do terceiro semestre caso isso seja um desejo seu. Porém, o estágio supervisionado obrigatório da faculdade você começa a partir do 6 semestre, mais ou menos, onde tem que cumprir uma carga horária de 4hs por dia.
O desembargador federal Souza Prudente, relator do processo, ressaltou que, de acordo com a Lei não há restrição relativa a tempo mínimo de curso ou número de disciplinas cursadas. Desse modo, a estudante pode estagiar desde o primeiro semestre do curso.
Normalmente, o primeiro semestre é a época em que os estudantes mais procuram por uma oportunidade de estágio, pois o ínicio do ano é visto como o momento certo para “um novo começo”. Por isso, as entrevistas de estágios são mais disputadas entre estudantes de diferentes períodos da faculdade.
Uma orientação dos especialistas que serve para grande parte das carreiras é começar a estagiar no segundo ou terceiro ano, porque você terá uma boa bagagem da universidade e já estará mais próximo do mercado de trabalho.
A maioria das faculdades de direito permite que o aluno estagie desde o primeiro semestre da faculdade, uma vez que a grade curricular não inclua aulas em duplo período. Se o estudante optar por estagiar logo no começo do curso é importante se lembrar que ninguém nasce juiz, promotor, defensor, advogado ou delegado.
No geral, o período de estágio ocorre a partir do 4º ano do curso e os estudantes poderão ter maior contato com os pacientes e com a dinâmica da profissão, já que possuem a bagagem teórica necessária para aplicar no ambiente hospitalar.
Nessa situação, é importante não entrar em desespero. Se a oportunidade de estágio não apareceu durante o curso ou se o estudante não soube ou não pôde aproveitar as que tenham surgido, deve usar todas as atividades praticadas durante o período do curso para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
Caso o estudante não tenha cumprido o período obrigatório, é possível realizar o estágio mesmo depois da finalização do curso. Contudo, a instituição de ensino deve fornecer uma declaração informando a carga horária pendente e a duração do estágio não poderá ultrapassá-la.
Caso nunca tenha trabalhado, valorize o currículo incluindo atividades não-remuneradas, estágios, projetos especiais, pesquisas e trabalhos voluntários, de forma que desperte o interesse do empregador de alguma forma. ... Os Cursos Complementares voltados à área de seu interesse devem ser mencionados no final do currículo.
Como colocar a experiência profissional no currículo. Organize a sua experiência profissional em uma seção separada do seu currículo. Nela, coloque a sua experiência começando pela mais recente. Informe no currículo a empresa, o seu cargo, as datas de trabalho e descreva suas atividades.
Estágios também devem ser informados nesse momento do currículo. As experiências devem ser mencionadas junto do período em que ocorreram, citando mês e ano de início e término. As ocorrências mais recentes devem estar no topo da lista, assim como no tópico anterior.
Para a realização do estágio não remunerado o estudante, a instituição de ensino e a empresa devem firmar um Termo de Compromisso de Estágio. Esse documento serve para oficializar a relação entre as partes e assegurar que as atividades do estágio tenham a ver com a proposta pedagógica do curso.
Ter participado de um estágio voluntário pode contar pontos para o histórico profissional, sendo um diferencial em futuras entrevistas de estágio ou até mesmo para um emprego formal. Em geral, os recrutadores optam pelos candidatos que já possuem alguma experiência na área.
Nem todo estagiário recebe pagamento. Existem dois tipos de estágio, o obrigatório e o não obrigatório. ... Estágio obrigatório: é quando o estágio é um requisito para que o estudante consiga se formar. Nesse caso, a bolsa e o auxílio transporte são optativos, ou seja, o estágio não precisa ser remunerado.
Saiba como escrever uma boa carta de apresentação para estágio
9 dicas para conseguir seu primeiro estágio
Estágio na área da saúde: saiba como se destacar e conseguir um!