Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
Assim, para resolver potências cujo expoente é negativo, proceda da seguinte maneira:
Se o denominador for um número negativo, a fração não se encontra em sua forma mais simples. Para escrevê-la corretamente, é preciso que esse valor seja convertido para um número positivo.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
Considere a seguinte fração:
A equação fracionária é aquela em que ao menos uma incógnita aparece no denominador de uma fração. A equação fracionária diferencia-se das demais equações pelo fato de que pelo menos um dos termos é uma fração algébrica, isto é, a incógnita aparece no denominador de uma fração.
São relações de igualdade entre duas expressões algébricas (aquelas que contêm letras e números) que apresentam frações em algum dos seus membros, como em 20/x + 61/4x = 17. A incógnita (o valor a ser descoberto) pode aparecer tanto no numerador quanto no denominador.
Expressões algébricas inteiras são aquelas que não têm incógnitas no denominador ou dentro de radicais. São um caso particular das expressões algébricas racionais. é uma expressão algébrica inteira em relação a x.