Estratificação social, no mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e Antropologica". Envolve não só a desigualdade, mas também crenças.
Há duas formas de estratificação tecnológica. A primeira é o acesso desigual à tecnologia entre as diferentes classes sociais e regiões geográficas. Isso é denominado divisão digital.
Nesse modelo, a posição social das pessoas é determinada pelo seu nascimento e ela jamais muda. É proibido, por exemplo, o casamento entre indivíduos de castas diferentes. Ou seja, não há mobilidade social nesse tipo de sistema.
A mobilidade social proporcionada pelo esporte imprime o papel que esta atividade exerce na sociedade capitalista. Por este motivo, o esporte como meio de mobilidade social pode também ser abordado do ponto de vista das disfunções ou distorções sociais que esta atividade harmoniza.
Resposta. Um fenômeno em que um individuo pertence a uma determinada posição social e muda para outra de acordo com o sistema de estratificação social. Podendo ser classificada como horizontal: dentro da mesma classe e vertical: de uma classe alta para inferior ou da inferior para a baixa.
A expressão: "Mobilidade social vertical" relaciona-se com o fenômeno no qual um indivíduo ou grupo de um indivíduo mudam de nível ou estrato social, transitando entre posições diante de uma determinada sociedade no qual o mesmo está inserido.
A Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (MC-SDS; Crowne & Marlowe, 1960) utiliza 33 afirmações para avaliar a tendência do participante para responder questionários de forma socialmente aceitável. Desses itens, 18 são para ser respondidos como falsos e 15 como verdadeiros.
Em outras palavras, ela classifica numa escala vertical, as diversas categorias quanto à classe social dos indivíduos que compõem a sociedade. ... Ainda que seja utilizada no campo social e político, a hierarquia social pode levar em consideração os gêneros, etnias e raças.
Escala é uma relação matemática entre o que é reproduzido em uma determinada representação e aquilo que corresponde a um objeto real. Qualquer objeto pode ser relativizado de maneira escalar. ... O quadro a seguir apresenta as medidas de distância utilizadas na escala de representações cartográficas.