Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
A metacognição é a consciência de si próprio, conhecendo seu processo de aprender. ... "A metacognição é um processo de interação, em que os elementos principais são seus próprios processos de aprendizagem que basta o contato com a informação sem necessidade de interagir com ela"1.
As estratégias metacognitivas de leitura devem ser selecionadas considerando-se a maturidade do leitor, a abordagem e complexidade do texto, o lugar onde o leitor se encontra na frase ou no texto e o propósito da leitura, a fim de possibilita-lo efetuar um plano para compreender o texto (Kopke, 1997, 2001).
A metacognição como processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento. O aprendiz, na busca de regular os processos cognitivos, se depara com atividades que o desafiam, levando-o à aprendizagem conforme demonstrado na Figura 1.
Um exemplo de metacognição pode ser o fato de estar lendo um texto e, ao verificar se o compreendemos, nos damos conta de que a resposta é não e lemos de novo. Ou, por exemplo, quando ao solucionar um problema, percebemos que a estratégia mental que estávamos aplicando não funciona e mudamos para outra.
A metacognição é algo que está ligado à “consciência e ao automonitoramento do ato de aprender” ou como a definição a seguir: “aprendizagem sobre o processo de aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com recursos externos”.
Trata-se de:
A metacognição proporciona para o individuo o desenvolvimento de planejamento e contato, de informações sistemáticas e estruturadas, na tentativa de compreender qual seu perfil cognitivo para fortificar áreas Page 6 6 já estruturadas e desenvolvidas e também com objetivo de sustentar, motivar e fundamentar áreas que ...
A habilidade metacognitiva está relacionada a um controle maior sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. Ou seja, a metacognição também passa por um processo de aprendizagem. ... De forma geral, essas habilidades estão focadas na forma como organizamos as coisas. É a capacidade de se auto regular e planejar.
Aprendizado cognitivo compreende o método de ensino baseado na naturalidade, isto é, ocorre de maneira automatizada e o saber adquirido de maneira inconsciente. Já o método metacognitivo compreende a utilização do consciente para obter o aprendizado de algo.
O conhecimento metacognitivo refere-se ao conhecimento adquirido pelo indivíduo com relação ao todo cognitivo – sua mente e suas características psicológicas –, e as experiências metacognitivas referem-se à consciência das experiências cognitivas e afetivas que acompanham cada empreendimento cognitivo.
Resposta. Resposta: Explicação: E - Pois de uma vez que a socioemocionais tende a envolver sua capacidade de administrar suas próprias emoções a cognitiva tende a entender e aplicar seus aspectos físicos e menta.
As competências cognitivas referem-se a entender ideias e como aplicá-las. Envolvem tanto o aspecto físico como o mental, como habilidades motoras e percepção.
Quais são as competências socioemocionais? As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Entenda: O que é capacidade cognitiva?
Aplicação, perfeição, compreensão, síntese, correção. e. Compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação.
Conheça a seguir quais são as cinco competências socioemocionais consideradas essenciais para momentos de crise e o que você pode propor aos seus estudantes para praticarem:
Resposta. Resposta: As competências socioemocionais incluem a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
Na perspectiva educacional, as competências socioemocionais têm o objetivo de desenvolver atitudes e comportamentos nos alunos capazes de fazê-los lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas. Elas cobrem, basicamente, 5 campos principais.
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
O ensino socioemocional está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um guia para o aprendizado prático de crianças e jovens em relação às habilidades e atitudes de uso cotidiano no convívio em sociedade. O desenvolvimento de competências socioemocionais traz diversos benefícios à vida dos estudantes.
Nesse sentido, as competências socioemocionais estão presentes na BNCC para guiar o aprendizado prático de crianças e jovens em relação às atitudes e habilidades de uso cotidiano no convívio em sociedade. ... Ou seja, desenvolver competências socioemocionais é uma ação que beneficia a vida.
Goleman a divide em uma estrutura de 5 pilares (Autoconhecimento Emocional; Controle Emocional; Automotivação; Reconhecimento de emoções em outras pessoas e Habilidade em relacionamentos interpessoais).
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Use elementos lúdicos. Assim como as artes, as atividades lúdicas são importantes para trabalhar as emoções das crianças e até dos adolescentes. Com materiais adaptados para cada idade, é possível desenvolver as habilidades socioemocionais nos jovens.
As competências ou habilidades socioemocionais incluem a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com os outros, solucionar problemas e mediar conflitos.
As habilidades socioemocionais são as competências que uma pessoa desenvolve para se tornar um ser humano mais completo. Elas são capazes de ajudar no controle consciente das emoções, na demonstração de afeto e na tomada de decisão de maneira responsável.
todos esses são sinônimos para as competências socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um cidadão integral, preparado para agir de forma responsável e ativa, e assim alcançar o sucesso em todas as esferas de sua vida - ...