Para pesquisar, discutir e registrar: O Teorema de Pitágoras enuncia que em um triângulo retângulo "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”. ... estabelecem entre a medida da área do quadrado representado por “a” e os quadrados. representados por “b” e “c” na atividade anterior.
O teorema de Pitágoras leva o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C. – 495 a.C.), que tradicionalmente é creditado pela sua descoberta e demonstração, embora seja frequentemente argumentado que o conhecimento do teorema seja anterior a ele (há muitas evidências de que matemáticos babilônicos conheciam algoritmos ...
Conta a lenda que foi numa dessas viagens ao Egito que o grego formulou uma de suas teorias mais famosas e influentes: o teorema de Pitágoras. No Egito ele teria se impressionado com as pirâmides e começado a estudar a estrutura dos triângulos retângulos, o que levou à formulação de seu teorema.
Iremos provar o teorema de Pitágoras: Declaração: Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados. Isto é, se a e b são os catetos, e c é a hipotenusa então a 2 + b 2 = c 2 .
Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.
Metaponto, Itália
Os números constituíam a essência de todas as coisas. O mundo era governado pelas mesmas estruturas matemáticas que governam os números pois eles simbolizavam a harmonia. Essa harmonia ou ordem eles perceberam analisando os astros e a natureza. ... Pitágoras foi quem criou a palavra "Filósofo" e "Matemática".
Pitagorismo. Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na terra. A partir dessa primícia, surge o Pitagorismo (ou Escola Pitagórica), sendo os pitagóricos seus seguidores, dos quais se destacam: Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa.
Samos, Grécia
Pitágoras de Samos
Dentre os matemáticos, um dos primeiros conhecidos foi o grego Pitágoras, embora civilizações como a babilônica e a egípcia já tivessem sistemas matemáticos desde 3 mil a.C..
Ou seja, todos os fenômenos naturais são traduzíveis por relações numéricas e representáveis de modo matemático. ... A música obedecia também a estas leis de harmonia matemática, bem como o universo, natural e humano (cada número representava uma característica ou uma qualidade, como justiça, amor, Deus, etc.).
Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos em 570 a.C. e faleceu por volta de 496 a.C. O pensador grego, além de filósofo e exímio matemático e astrônomo, deixou significativas contribuições para a Música ao descobrir relações matemáticas entre os sons emitidos por cordas tensionadas que deram origem a uma nova escala ...
Os pitagóricos utilizavam os números dois e três porque acreditavam que eles eram números especiais, pois, através deles, qualquer número poderia ser gerado. Portanto, deveriam estar presentes na Matemática e na Música. ... Mas ainda hoje são utilizadas frações para representar as notas musicais.
Para Pitágoras, filósofo pré-socrático, a essência de tudo o que existia era a ordem, que era representada pela matemática, sendo a matemática (e os números) uma forma que permitia que os seres humanos "lessem" a linguagem dos deuses (ou seja, o ordenamento da natureza).
Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número. Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo.
Nessa época existiam também outros matemáticos então assim nascem várias outros tópicos em matemática. As descobertas atribuídas a ele foram: O Teorema de Pitágoras, o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas.
Acredita-se que Pitágoras explicava o universo em dois livros: ... O primeiro continha uma descrição, de forma geral, da disposição e origem do universo; já o segundo continha uma exposição da natureza dos números (que eram, segundo a teoria pitagórica, a fonte e essência de todas as coisas).
Tales então viu que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água. ... Aristóteles atribuiu a Tales a ideia de uma causa material como origem de todo o universo.