Escultura é uma peça resultante de processos que convertem a matéria bruta em algo com significado. E essa matéria bruta pode ser metal, argila, pedra, gesso ou mesmo madeira, por exemplo.
Mas teria sido a Grécia Clássica onde nasceu, no Ocidente, a arte da escultura, com as primeiras peças tendo sido feitas usando mármore, por volta do século 10 a.C., sendo que mais tarde haveriam as famosas esculturas da Acrópole de Atenas, no ápice da chamada era Péricles.
Mais tarde, também adquiriu funções políticas, de manifestar o poder das monarquias , preservar a memória dos povos, defender projetos políticos. Outra utilização da escultura, que com o tempo se tornou a sua função mais comum, é a estética, que visa representar a beleza ou os ideais artísticos de uma época, ou ainda criar objetos decorativos para interiores ou exteriores.
Localizada no Louvre, a Vitória Alada de Samotrácia ou Nike de Samotrácia é um exemplo icônico de escultura grega helenística. Representando a Nike, a deusa grega da vitória, é uma das poucas esculturas helenísticas restantes que é um original grego e não uma cópia romana posterior. Com suas roupas agarradas ao corpo, a deusa avança triunfantemente como se estivesse na proa de um navio liderando as tropas para a vitória. Uma das esculturas mais famosas da história, mais tarde influenciou as Formas Únicas de Continuidade no Espaço de Umberto Boccioni.
Quando você para e considera esculturas famosas ao longo da história, a lista é interminável. Da beleza sem braços da Vênus de Milo ao grande exército de guerreiros de terracota construído para proteger o imperador chinês, a função da escultura antiga se move em direção à modernidade por meio do trabalho inovador de Duchamp. E, no entanto, o clássico está sempre presente, seja por meio da icônica e simbólica Estátua da Liberdade ou das esculturas do início do século 20 de Boccioni, inspiradas na arte grega antiga.
Também, os japoneses usavam a escultura para criar estátuas com imagens ligadas a religião, sendo que boa parte delas era patrocinada pelo governo. Há que se destacar as nomeadas de “haniva”, caracterizadas como esculturas feitas com argila, quais eram postas em tumbas, muito comuns durante o período Kufun.
Ao longo da história, houveram algumas formas de escultura que foram mais usadas, como é o caso do busto, que se tratava de um tipo de representação do busto de um indivíduo, que na época servia para uma representação mais poderosa dessa pessoa. Outro exemplo seria a estátua equestre (equestre vem do latim “equus”, que significa “cavalo”), que mostrava um senhor com grande poder sobre um cavalo.
Outros nomes de destaque também para essa forma de arte foram: Donatello, Verocchio, Constantin Brancuse e August Rodin, esses dois últimos, ainda, servindo de inspiração para muitos artistas que trabalhariam também com escultura.
Quase 100 anos antes do David de Michelangelo, o escultor renascentista italiano Donatello criou uma versão icônica do conto bíblico. Fundido em bronze, o Davi de Donatello é mais jovem e mais contemplativo, tendo acabado de matar Golias. Na verdade, Donatello habilmente usa a cabeça de Golias e a espada de Davi como suporte para a estrutura. A escultura causou um escândalo na época, já que David está nu exceto pelas botas, e foi considerada tão naturalista que era preocupante. A escultura do início da Renascença tem a distinção de ser a primeira escultura fundida em bronze sem suporte, bem como o primeiro nu masculino independente desde a antiguidade.
Socialmente, a escultura pode ter usos e funções muito diversos. Originalmente as esculturas tinham uma função religiosa , para rituais mágicos, ritos fúnebres, práticas de adoração, etc.
Esta obra-prima do escultor francês Auguste Rodin foi originalmente intitulada O Poeta e na verdade deveria ser parte de uma composição maior chamada Os Portões do Inferno. O Pensador foi renomeado por fundidores que encontraram semelhanças com a escultura Il Penseroso (O Pensador) de Michelangelo e se tornaram uma obra de arte independente. A célebre escultura foi fundida várias vezes, com 28 fundições de figuras completas, embora muitas não tenham sido feitas durante a vida de Rodin. O Musée Rodin tem a honra de exibir o primeiro elenco em escala real desta figura, frequentemente usada para representar a filosofia.
A gestão do espaço é muito importante na escultura , o que implica que a composição final que o artista persegue deve levar em consideração aspectos espaciais como altura, largura, profundidade, volume, forma, disposição das linhas, a textura, a consistência dos materiais. , a ótica do ambiente onde a escultura estará, e em alguns casos, o movimento da escultura.
Os guerreiros de terracota são uma coleção de estátuas em Xi’an, China, representando o exército de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China. Entre as figuras estão 8.000 soldados, 130 carros e 670 cavalos. As figuras são um exemplo incrível de arte funerária, criada para proteger ao imperador na vida após a morte. Eles só foram descobertos em 1974, quando agricultores cavando um poço encontraram-nos em um local a quase 1 milha da tumba do imperador. Partes da coleção costumam fazer parte de exposições itinerantes ao redor do mundo e o mausoléu em Xi’an é Patrimônio da Humanidade desde 1987. As obras inspiraram tudo, desde arte 3D nas calçadas até esculturas de massa de pizza.
Se pode tomar como exemplo a modelagem, onde são usados materiais macios e com boa flexibilidade no processo para obter a forma que se deseja, como é o caso da argila, do gesso ou mesmo da cera; na fundição é usado o metal, qual deve estar derretido, onde o mesmo é vertido num molde específico para esse tipo de material, tendo então um objeto com a forma que consta nele; a cinzelação, que é um processo onde se remove os excessos até obter a figura deseja, sendo geralmente usados materiais como pedra ou madeira.
E há diferentes técnicas usadas para a produção de uma peça de escultura, tais como: fundição, moldagem e aglomeração de partículas para compor algo. Mas novas técnicas foram implementadas ao longo dos anos, como é o caso da moldagem com resina e com plástico e a solda de chapas de metal, por exemplo.
O artista barroco Bernini tinha apenas 23 anos quando iniciou esta escultura em mármore, mas ainda é reconhecida como uma de suas peças mais notáveis. Baseado em um antigo mito grego, The Rape of Prosperina retrata o deus Hades capturando a filha de Zeus, Proserpina. Bernini esculpiu as duas figuras em mármore de Carrara, transformando a pedra em uma pele macia. Sua composição elaborada e senso teatral de drama tornam-no um arquétipo da arte barroca.
Originalmente projetada para ter 3 metros de altura, esta escultura de mármore do 16º presidente dos Estados Unidos foi ampliada para 6 metros da cabeça aos pés. Ele retrata Lincoln em contemplação, sentado dentro da majestosa estrutura do templo que forma o resto do Lincoln Memorial. A partir da década de 1930, o espaço ganhou importância como símbolo das relações raciais nos Estados Unidos.
Ame-o ou odeie-o, Jeff Koons é responsável por algumas das artes mais memoráveis do século XX. Em 2013, seu Balloon Dog (Orange), feito de aço inoxidável com um revestimento transparente, estabeleceu um recorde para um artista vivo ao ser vendido na Christie’s por $ 58,4 milhões em 2013. Parte de uma série que transforma uma brincadeira de criança brincalhona em um escultura monumental, Koons também criou outras versões em azul, magenta, vermelho e amarelo.
Quando o material é um metal, a técnica envolve fundição e uso de moldes . Também são utilizadas técnicas de perfuração, pintura e conservação, bem como a articulação de diferentes peças para criar movimento na obra.
Quando ele não está causando polêmica ao licenciar exclusivamente a tinta preta mais negra do planeta, Anish Kapoor é conhecido por sua escultura que faz manchetes. Uma de suas peças mais conhecidas, Cloud Gate no Millenium Park de Chicago, foi inspirada em mercúrio líquido. Kapoor ganhou a comissão depois de se submeter a um concurso de design e, embora o design fosse controverso – muitos acreditavam que o design perfeito era impossível de construir e manter – ele agora se tornou uma parte amada da cidade.