Doença Pulmonar Intersticial (DPI) é um grupo de doenças respiratórias caracterizadas pela progressiva cicatrização do interstício pulmonar resultando em insuficiência respiratória. Pode ocorrer quando uma lesão nos pulmões desencadeia uma resposta de cura excessiva. Geralmente é irreversível.
As pneumopatias intersticiais são um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento dos septos alveolares, proliferação fibroblástica, deposição de colágeno e, se o processo permanecer descontrolado, fibrose pulmonar.
Corresponde a um padrão histológico caracterizado por pólipos de tecido de granulação dentro de ductos alveolares e alvéolos, com inflamação crônica do parênquima pulmonar adjacente. Podem-se observar também lesões semelhantes nos bronquíolos respiratórios.
A sarcoidose é uma doença sistêmica de causa indeterminada, caracterizada por granulomas não-caseosos. Embora possa afetar qualquer órgão, esta doença tem sua morbi-mortalidade relacionada principalmente ao acometimento pulmonar, presente em 80% a 90% dos pacientes.
A causa da sarcoidose é desconhecida. Ela pode resultar de uma infecção ou de uma resposta anormal do sistema imunológico a uma substância encontrada no ambiente, como bolor ou mofo. Fatores hereditários parecem ser importantes. A sarcoidose geralmente surge em pessoas de 20 a 40 anos de idade.
O que é a sarcoidose, sintomas e como é o tratamento. A sarcoidose é uma doença inflamatória, de causa desconhecida, caracterizada pela inflamação em várias partes do corpo, como pulmão, fígado, pele, e olhos, além da formação de ínguas, resultando em cansaço excessivo, febre ou perda de peso, por exemplo.
Sinais e Sintomas Infecções recorrentes na pele, pulmões, boca, nariz e intestino. Formação de abcessos nos ossos, no cérebro e em volta do ânus.
Some Autoimmune Disorders
Uma contusão pulmonar, também conhecida como contusão pulmonar, ocorre quando o pulmão é lesado por um trauma externo. O dano ao pulmão pode causar uma variedade de sintomas, incluindo falta de ar, dor no peito e problemas respiratórios.
A lesão pulmonar aguda (LPA) e a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) são espectros de uma mesma doença que refletem a expressão clínica de um edema pulmonar com alto teor de proteínas, conseqüente a um aumento da permeabilidade da membrana alvéolo-capilar, ocasionando um quadro de insuficiência ...
A infecção pulmonar pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que podem entrar no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.