Uma escova de dentes com um tufo único de cerdas para limpar áreas que são de difícil acesso e, portanto, com propensão para desenvolver cáries.
Confira o passo a passo de como usar a escova unitufo:
Sem machucar a papila gengival, posicione a escova na região chamada ameia vestibular existente entre dois dente. Segure a escova de forma angulada, empurre-a pouco a pouco, retifique a posição e deslize a escova para dentro no espaço existente entre os dentes sem forçar.
Inicie a partir dos dentes posteriores na arcada dental inferior e prossiga na parte interna até o último dente do outro lado, repita o mesmo procedimento na arcada superior. Finalize a higiene escovando os dentes na parte externa da mesma forma realizada na parte interna.
No caso da escova interdental, o tempo pode variar de paciente para paciente, dependendo da força e frequência das escovações. Isso pode oscilar de 3 a 6 meses.
Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico? O princípio básico é o mesmo daquele para pessoas que não usam o aparelho: escova em 45º e escovação sempre no sentido da gengiva para fora. Esse movimento garante a limpeza adequada da gengiva e retira a placa bacteriana.
O Creme Dental Colgate OrthoGard foi desenvolvido pensando especialmente em quem utiliza aparelho ortodôntico. Ele conta com três vezes mais flúor e sua textura gel líquida permite que ele vá se dissipando devagar e alcançando os lugares que normalmente a escova sozinha não consegue.
Dentre todos os produtos para manter os dentes e o aparelho ortodôntico limpos, o principal a ser considerado é a escova ortodôntica, que deve ser sempre macia. Outro utensílio necessário para uma boa higienização é o fio dental.
Carvão ativado Basta adicionar o carvão à escova de dente e escovar delicadamente por um minuto. Após isso, é só enxaguar com abundância e escovar os dentes como de costume. O carvão ativado tem alta capacidade de absorção, por isso retira as manchas dos dentes.
Embora o carvão ativado pareça ser eficaz para clarear manchas dos dentes, ele é muito abrasivo e precisa de muita atenção na hora de usar nos dentes. Por isso o CFO (Conselho Federal de Odontologia) não recomenda o uso sem recomendação. Os dentes, ao contrário do cabelo, não tem o poder de regeneração.
“O carvão mineral é extremamente corrosivo e abrasivo. Ele desgasta a superfície onde entra em contato”, resume o odonto Camillo Anauate Netto, também da Câmara Técnica de Dentística do Crosp. Esse desgaste levaria ao surgimento de sensibilidade e dor.
“O carvão é extremamente duro, ou seja, abrasivo, portanto não clareia os dentes. É lógico que se tiver um mancha no esmalte, pode até ser que ele remova por abrasão, mas pode prejudicar o esmalte dentário”, alerta.
Qual a diferença de carvão para churrasco e o carvão ativado? A principal diferença entre eles é a matéria-prima e o tamanho da partícula. O carvão ativado é utilizado em pó, para absorver as impurezas dos organismos ou da água. O carvão vegetal precisa ser utilizado em pedaços para o seu churrasco.
Cozinhe o carvão por mais três horas para ativá-lo. Ponha o carvão de volta na panela (limpa) de metal e coloque-a novamente no fogo. O fogo precisará estar quente o suficiente para ferver a água, o que ativará o carvão. Depois de cozinhar por três horas, o carvão será ativado.
Por ser um forte abrasivo, o bicarbonato de sódio (quanto aplicado diretamente no dente) atua como um esfoliante para os dentes, realizando apenas um polimento da superfície externa (o esmalte) e podendo causar seu desgaste, já que as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso.
Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente e esfregá-lo com demasiada força pode danificar o esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.
O novo estudo. Uma solução de água e bicarbonato de sódio para beber todos os dias pode reduzir as chances de ter artrite reumatóide e outras doenças autoimunes.
O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.
“A escovação deve acontecer pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, e deve ser realizada durante 2 minutos após a refeição principal, ao acordar e antes de dormir com escovas macias e pastas menos abrasivas”, orienta a profissional Camila Stofella Sodré.
A recomendação do dentista O profissional recomenda que os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia. Após o café da manhã, almoço e, principalmente, jantar. Esta é a recomendação básica, mas o cuidado com a saúde bucal precisa ser levado muito mais a sério.
Com a devida higienização bucal, o paciente consegue prevenir muitas dessas complicações. Por isso, a recomendação dos profissionais é que todos os pacientes sempre escovem os dentes 30 minutos após qualquer refeição, ou, pelo menos, 3 vezes ao dia.
Para um resultado realmente eficaz, a Academia Americana de Medicina Veterinária recomenda a escovação dos dentes do cachorro diária, todos os dias. Como manter essa rotina pode ser um pouco difícil com a correria do dia a dia, fazer a limpeza algumas vezes na semana é suficiente para cuidar da saúde oral do seu cão.
Atenção: assim como o shampoo, a pasta de dente destinada a humanos não é recomendável para animais, mesmo que também seja caseira, pois, como já foi dito, os animais vão engolir o creme e isso exige maior atenção aos ingredientes e proporções. Antes de usar, consulte uma veterinária ou veterinário.
Depois que o cachorro começar a se acostumar com o seu dedo na gengiva, pode começar a escovação. Coloque quantidade suficiente e escove dente por dente em movimentos de cima para baixo. É normal a gengiva sangrar um pouco no início, mas logo para.
A regra mais importante ao escovar os dentes de seu animal é que não pode escovar dente de cachorro com pasta normal. Pois essa pasta pode conter, entre outros xilitol, que é tóxico para cães e pode causar danos ao fígado.
Como escovar os dentes do cachorro?
Melhores Pastas de Dente para Cães: Analisando as Principais Escolhas
O creme dental para cachorro possui componentes que combatem as bactérias e ajudam a soltar o tártaro fixado nos dentes. Já a escova de dente para cachorro e a chamada dedeira, fazem o esforço mecânico para retirada das placas, além e eliminar restos de alimentos e higienizar a boca.