A escoliose lombar é o desvio lateral da coluna que acontece no final da coluna. Ela pode ser chamada de: Escoliose tóraco-lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de T12 e S1.
Cirurgia. A cirurgia é o tratamento para escoliose lombar considerada a alternativa mais agressiva, sendo apontada para os casos mais graves. Basicamente, ela faz a fusão da coluna vertebral, que reduz a curva da coluna, impedindo a evolução do problema.
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Como tratar a escoliose
Pessoas com desvios posturais, hérnia de disco e/ou lombalgia (dores na região lombar) devem fazer esse exercício porque irá ajudar, e muito, em suas patologias de uma forma segura. Melhor que a maioria dos movimentos.
Paciente teria que ser examinado, ver radiografias atuais para medir a curva, ouvir as queixas, etc mas em geral, a escoliose em si não é uma doença que leva à incapacidade para o trabalho.
Para começar, você pode fazer o exercício diariamente, mas o período de tempo que você deve manter a posição pode variar de 10 segundos a um minuto. O motivo: a maneira como você faz é o que mais importa. Ficar na posição correta é o objetivo – só faça enquanto você conseguir mantê-la.