Chama-se República Oligárquica o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930. Se trata, portanto, de quase todo período da Primeira República no Brasil. Oligarquia significa “governo de poucos”.
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930. ... A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica. Outras características importantes desse período foram mandonismo, clientelismo e coronelismo.
Na História do Brasil, o termo oligarquia é costumeiramente empregado para se fazer menção às primeiras décadas do seu regime republicano. Em tal período, compreendido entre 1894 e 1930, os grandes proprietários de terra utilizavam de sua influência política e econômica para determinar os destinos da nação.
Oligarquia significa governo de poucas pessoas. No qual ocorre quando um pequeno grupo de pessoa de uma família, grupo econômico ou partido governa um país, estado ou município. ... Assim podemos dizer que as oligarquias estaduais, eram pequenos grupos de pessoas que governavam estados.
Dessa aliança surgiu o candidato eleito nas eleições de março de 1894, Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP). A partir de então, o poder político brasileiro ficou restrito às oligarquias agrárias paulista e mineira, de 1894 a 1930, período conhecido como República Oligárquica.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. ... Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.
Foram marcas da República Oligárquica, EXCETO: * ( a ) Período de relativa paz, sem revoltas e insurreições messiânicas.
A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Os estados tentam, mas não conseguem alcançar o poder presidencial dominado por São Paulo e Minas Gerais. ...