Segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos. ... Vagando pelo mar Adriático, Eneias chegou à região do Lácio, onde anos mais tarde Rômulo iria construir Roma.
Conta a lenda que Ascânio, filho do herói troiano Enéas (filho de Vênus e Anquises), teria fundado a cidade de Alba Longa sobre a margem direita do rio Tibre. Sobre esta cidade latina reinaram muitos dos seus descendentes até chegar Numitor e seu irmão Amúlio.
O ano de 2007 foi um ano em que muito se falou sobre a fundação de Roma. Isso deve-se ao fato de um grupo de arqueólogos italianos terem descoberto a gruta onde supostamente Rômulo e Remo tenham vivido com a loba que os encontrou abandonados à margem do rio e os amamentou.
O povo romano considerava-se descendente daquele deus porque Rómulo é filho de Reia Sílvia ou Ília, princesa de Alba Longa, e Marte.
Em meados do século I d.C., os artistas romanos procuram uma identidade própria, impulsionados pelas conquistas do Império Romano. Em esculturas maciças de bronze são vistas as estátuas de imperadores, deuses e heróis. ... Assim como os gregos, os romanos também gostavam de representar seus deuses em estátuas.
Os romanos aproveitaram a bagagem cultural dos etruscos, cuja arte era bastante desenvolvida, bem como deixaram-se influenciar pelos padrões estéticos gregos, que admiravam. ... A arquitetura foi a maior de todas as expressões artísticas dos romanos. Nela, a característica que mais se destaca é o uso dos arcos.
Arte grego-helenística Após o processo de conquista do Império Romano sobre a Grécia Antiga, em 168 a. C, período chamado de greco-romano, os romanos copiaram o modo de arte dos gregos mais voltado para o ideal estético de beleza .
Entretanto, foram os romanos que se aprofundaram nessa arte e produziram retratos ainda mais realistas. Eles tinham a preocupação de deixar as expressões faciais bem naturalistas, o mais próximo possível da realidade. ... Alguns escultores romanos também se basearam nas obras do período arcaico grego durante o século I.
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
Resposta: Roma conhecida pela sua arquitetura monumental, que aliava grandiosidade a funcionalidade, construía as suas casas de forma prática e bem definida quanto ao seu uso. ... A casa familiar e privada era feitas em tijolo e ladrilho cozido, apresentando um aspecto exterior modesto.
A domus era a residência urbana das famílias abastadas na Roma Antiga, e , portanto, na sua maioria, das patrícias, nome pela qual é denominada a nobreza romana. ... A palavra deriva de dominus, nome por que eram designados os chefes das famílias patrícias.
A arquitetura romana foi responsável pelo avanço na canalização e distribuição de água na Antiguidade. Eles criaram calçadas, pontes e aquedutos, que são arcos com canaletas que conduziam a água dos reservatórios para as cidades. Os romanos ergueram também obras públicas e comemorativas com intuito de mostrar poder.
Mas além da sua função prática de distribuição da carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande variedade formal. É neste sentido estético que o arco se torna um elemento útil à identificação e classificação dos diversos movimentos artísticos na arquitectura.
Resposta. Os romanos assimilaram dos etruscos o hábito de usar toga; a crença de utilizar litores (oficiais que protegiam a autoridade máxima em público); a crença na possibilidade de ler o futuro pela movimentação dos pássaros no céu; o uso da abóbada e do arco nas construções.