O sistema urinário, ou aparelho urinário, é o sistema responsável por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina, um composto que garante a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos oriundos do metabolismo.
Existem dois tipos de cateterismo vesical:
Indicações do cateterismo urinário - Pacientes com problemas neurológicos, como lesões medulares ou bexiga neurogênica; - Pacientes com manifestações crônicas de déficits cognitivos, incontinência ou deficiência física; - Pacientes que necessitam de cirurgia de bexiga ou com obstrução urinária.
O cateterismo vesical intermitente (CVI) consiste na drenagem periódica de urina através de um cateter inserido pela uretra até a bexiga, utilizando-se, para a realização do procedimento, a técnica limpa e não a asséptica.
Uma das complicações mais frequentes são as infecções urinárias. A presença de bactérias na urina é quase universal em pacientes que fazem uso de sondagem vesical de demora há mais de uma semana. A taxa de bacteriúria em usuários de sonda vesical é de 3 a 10% por dia de sondagem.