EQST

O Que Diz A Lei 12305?

O que diz a lei 12305?

1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos ...

O que é fonte geradora?

Os mais comuns são: o urânio, petróleo, o gás natural e o carvão. Fontes renováveis: como forças comuns e abundante da natureza sendo, a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica.

Quais são as consequências do lixo no meio ambiente?

O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.

Quem trabalha no lixão?

São esses trabalhadores, que, de alguma forma, cuidam do meio ambiente, coletando e separando o que é descartado pela população. A presença dos catadores no lixão aponta para condições insalubres de trabalho, com pessoas se misturando diretamente a objetos e resíduos.

Quantas pessoas vivem do lixo no Brasil?

No Brasil, 46 milhões de pessoas vivem em lugares onde o lixo não é recolhido pelas prefeituras, incentivando a formação de lixões. A situação é mais grave no Nordeste.

Como funciona o lixão e de que forma ele pode contaminar o meio ambiente?

Nos lixões, esse líquido é produzido naturalmente e pode contaminar a água subterrânea, tornando-a imprópria para o nosso uso. Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica.

Como funciona um aterro de lixo?

A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. ... Os aterros sanitários devem conter um sistema de drenagem pluvial, impedindo o contato entre o lixo e a água da chuva, evitando a contaminação.

Como deve ser feito um aterro sanitario?

A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.

Como é feito o tratamento do lixo no aterro sanitario?

O seu funcionamento é basicamente assim:

  1. A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  2. A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo.

O que é a incineração do lixo?

É um processo utilizado para eliminar resíduos perigosos por meio de alta temperatura (de 900 a 1.

Quais tipos de lixo são incinerados?

Veja quais resíduos devem ser incinerados:

  • Resíduos hospitalares, utilizados principalmente em necrotérios, clínicas e hospitais, dividido em dois grupos. O grupo A são os resíduos infectantes em potencial, como bolsa de sangue; ...
  • Defensivos agrícolas;
  • Lixo comum;
  • Outros.

Qual o tipo de lixo que deve ser incinerado?

Resposta. O lixo hospitalar deve ser incinerado. O lixo do hospital, pois se tiver contato com outras pessoas, tem muita chance de adiquirir doenças e etc.